TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização de Monte Carlo e a Determinação de Trajetória por Robôs Autônomos

Por:   •  21/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Localização de Monte Carlo e a determinação de trajetória por robôs autônomos

Raphael de Souza Ávila

Dois problemas que os robôs autônomos enfrentam é falta do conhecimento sobre sua posição dentro do ambiente em que se encontram e a definição de uma tragetória até um determinado ponto no ambiente. O problema da localização pode ser dividido entre

localização local e global (1). De acordo com (2), alguns dos problemas na robótica são a determinação da posição global e o rastreio local, sendo a determinação do posicionamento global a habilidade de determinar a posição do robô a partir do mapa do ambiente em que se encontra, dado que a única informação recebida é de que o robô se encontra nesse ambiente. Após a determinação da posição do robô no ambiente, o problema se torna o rastreamento do robô com o passar do tempo. Os robôs autônomos necessitam dessas, dentre outras, habilidades para que sejam capazes de realizar determinadas tarefas, como, por exemplo, ser o guia em um museu para os visitantes.

A localização global do robô no ambiente e a determinação de uma trajetória para que este robô se movimente até um alvo são dois problemas nos quais este trabalho se propõe a tratar.

  1. Jung, M. and Song, J. B. (2017). Efficient autonomous global localization for service robots using dual laser scanners and rotational motion. International Journal of Control, Automation and Systems, 15(2):743–751.
  2. Dellaert, F., Fox, D., Burgard, W., and Thrun, S. (1999). Monte carlo localization for mobile robots. In Robotics and Automation, 1999. Proceedings. 1999 IEEE International Conference on, volume 2, pages 1322–1328. IEEE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com