TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhorias no Transporte Público Apoiados por TI

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

Melhorando o transporte público com o apoio de Tecnologias da Informação

O sistema de transporte público de Londres e o uso que faz da TI é um exemplo a ser seguido. Cartão pré-pago (já utilizado no Brasil atualmente), várias modalidades de tarifa e um website útil que fornece horários, melhores trajetos e tarifas são exemplos da utilização da informática de forma inteligente para melhorar o transporte público.

Numa cidade com um grande número de habitantes e trânsito lento, o transporte público é a solução para a maioria dos habitantes locomoverem-se, além daqueles que fazem uso deste por ser mais econômico em cidades realmente grandes. Mesmo quem tem carro opta pelo transporte público para ir ao trabalho em Londres. Ir de carro ao centro de Londres, além de lento, custa caro, pois tem que se pagar 8 libras por dia a título de congestion charge mais estacionamento. Claro, que além disso existem as pessoas optam por isso pelo fato de o transporte público ser de qualidade.

Vamos começar pelo site do TFL (Transport for London): http://www.tfl.gov.uk/ :

[pic 1]

Neste site é possível informar a origem e o destino de sua viagem, o horário de saída ou chegada desejado. O usuário diz também como deseja fazer sua viagem: usando somente ônibus, trem, metrô ou qualquer combinação dos três. O sistema então lista as possibilidades de viagens, os horários e a tarifa.

Você pode dizer, por exemplo, que está na estação mais perto de sua casa e precisa chegar no aeroporto de Heathrow às 16h. O sistema vai dizer quais linhas de metrô você tem que pegar, em qual estação tem que trocar de linha, o tempo estimado da sua viagem e o preço. Esse site é uma mão na roda para planejar seu dia.

Outra coisa que é interessante são as tarifas. Se você usa muito o transporte público, vale a pena comprar os travelcards. Pelo preço de menos de três tickets avulsos você comprar um travelcard diário que dá direito a andar quantas vezes quiser no metrô, trem ou ônibus. O travelcard semanal é um pouco mais barato do que sete travelcards diários. O mensal é mais barato do que 30 travelcards diários. Assim, o valor da passagem vai caindo quanto mais você usa o sistema. Exemplo:

1) Ticket unitário de metrô: 2 libras (usando Oyster) ou 3 libras (usando a bilheteria)

2) Travel card diário: 5,70 libras

3) Travel card semanal: 22,20 libras

4) Travel card mensal: 85,30 libras

(número desatualizado, apenas para mostrar a vantagem de se usar o transporte, quanto mais se usa, menos se gasta).

Tudo bem, os travelcards é uma ótima ideia, mas imagina se você é um usuário eventual do sistema. De vez em quando você pega um ônibus, volta e meia você pega um metrô. Não vale a pena comprar um travelcard. Mas se naquele dia você compra dois tickets unitários para ir e voltar a um lugar e depois precisa andar de novo de metrô? Você pensa: Devia ter comprado um travelcard diário! Agora vou gastar mais do que o preço de um travelcard e ainda assim estou limitado a 3 viagens nesse dia. Se quiser fazer uma quarta viagem, vou ter que comprar mais um ticket avulso.

Pensando nessas e outras situações, o TFL criou o Oyster. É um sistema pré-pago no qual você carrega (top-up) crédito em um cartão magnético e à medida que você vai usando em viagens de ônibus e metrô, seu crédito vai sendo descontado (como o cartão livre, em nossa cidade).

Outra vantagem é a rapidez ao passar pela roleta. Você só bate o cartão na roleta sem mesmo tirá-lo da carteira e a cancela abre para você passar. Não precisa colocar o bilhetinho de papel na roleta e esperar sair para pegá-lo de volta, como funciona ainda em alguns sistemas brasileiros.

Para estimular os usuários a usarem cada vez mais o Oyster, a tarifa avulsa é sempre mais barata usando o Oyster do que a comprada na bilheteria. Uma passagem de ônibus custa 80 centavos de libra pelo Oyster. Se você pagar em dinheiro vivo ao motorista, custa 1,20 libras. No metrô, um ticket avulso pelo Oyster custa 2 libras e comprando na bilheteria custa 3 libras. Para carregar o cartão Oyster, você simplesmente pára em qualquer estação de metrô e carrega seu cartão pagando com dinheiro ou cartão de crédito.

E ainda tem outra vantagem, se você começa o dia pensando em fazer 2 viagens mas acaba fazendo 5 viagens, não vai pagar 5 tickets avulsos, o Oyster calcula a melhor tarifa para você. Se você chegou ao limite de viagens no qual seria melhor ter comprado um travelcard, isso é feito automaticamente. Ou seja, a partir de 3 viagens, você tem automaticamente um travelcard diário.

A garantia do TFL é que sempre a melhor tarifa para o usuário será aplicada. A propaganda é que você sempre sai ganhando usando o tal cartão. Você sempre paga no máximo um travelcard diário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (120.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com