TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhorias Nos Meios De Transportes

Ensaios: Melhorias Nos Meios De Transportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 4

Melhorias nos Meios de Transportes

Hoje, é comum nos depararmos com imagens como esta abaixo, estação Superlotada. Infelizmente essa realidade a cada dia tornar-se intensa: é comum tumultos, Stress; que acabam fazendo parte do dia – dia de quem utiliza o meio de transporte.

Estudo, trabalho, lazer, saúde e relacionamentos humanos geralmente dependem de locomoção. O transporte coletivo ou individual depende de planejamento, investimento constante.

Inteligência e integração de todas as instâncias governamentais. Também demanda alta tecnologia, soluções inovadoras, debate público e abrangente.

Passageiro é um cidadão que se locomove. Um eleitor que vai de um lugar a outro. Um contribuinte que trafega. Logo, não podemos separar os direitos dos consumidores dos que são atribuídos aos passageiros.

Todos deveriam ter segurança veicular e conforto, e meios de transporte rápidos, limpos e adequados às suas necessidades – dos bebês que necessitam de cadeirinhas, aos idosos com direito a transporte gratuito; dos jovens que começam a construir suas vidas, aos mais maduros que fazem o Brasil se desenvolver.

Fonte: http://saopaulotremjeito.blogspot.com.br

Quais são os direitos dos usuários? E como deve ser a participação dos cidadãos?

Os usuários de transportes coletivos possuem uma série de direitos.

Receber o serviço adequado: a população deve exigir o serviço que seja melhor para atender às suas necessidades. É um direito poder usar os serviços com segurança. Todos devem ter acesso a um transporte decente, barato e de qualidade.

Receber um serviço completo também requer que a população seja informada sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e as maneiras de usá-lo. Essas informações devem ser oferecidas de forma fácil. Isso significa que tanto quem nunca utilizou o transporte, quanto quem o utiliza todos os dias, devem ser informados. A linguagem deve ser simples e acessível.

Para que tudo isso aconteça é importante que a população participe, tanto do planejamento do sistema, como do controle dos serviços na sua localidade, avaliando se estão adequados. É um dever do poder público, através dos órgãos gestores e reguladores, receber sugestões, propostas e reclamações de quem usa os serviços públicos de transporte. Para poder se expressar, o cidadão deve saber quem são os responsáveis por receber as sugestões e reclamações, de que forma elas são feitas e quais os prazos para que sejam respondidas ou atendidas. É importante saber como são estimuladas ou punidas as instituições que não oferecem os serviços de acordo com o que está estabelecido, nos princípios e diretrizes propostos.

No controle dos serviços, é importante que a população tenha referências para poder comparar com outros municípios e também para ver sua evolução no tempo, ver se estão melhorando ou pio¬rando. Para isso podem criar indicadores que permitam essa comparação.

A participação da população, seu controle e avaliação, portanto, depende do conhecimento de forma clara de todos os seus direitos e deveres e também dos direitos e deveres das instituições que prestam serviços.

Fonte: http://www.ovale.com.br

Superlotação e Respeito, qual a relação com o melhorar a situação atual dos meios de transportes?

Hoje há uma grande concentração de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com