TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Trabalho Disciplina de Engenharia de Software

Por:   •  18/10/2020  •  Resenha  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE TI

Disciplina de Engenharia de Software

Aluno: Romerito Cassio Mendes Ottoni

Engenharia de Software, sua natureza, e seus processos.

Software são programas para realizar uma ou inúmeras tarefas, são executados em um dispositivo de Hardware e operados por um usuário final. Os desenvolvedores, responsáveis pela criação de um software, implantam, implementam e dão suporte. Nos dias de hoje, todas as empresas possuem um ou mais Softwares em seus computadores, para fins de estoque, compra, venda, financeiro, gestão de pessoal, relatórios, etc.

A Engenharia de Software consiste em realizar um levantamento de todos os requisitos funcionais e não funcionais que um Software terá que ter. Para isso, o engenheiro realiza um estudo junto ao cliente que solicitou o Software para levantar os requisitos com bases no que o cliente já tem: anotações, cadastro de seus clientes, planilhas de valores, etc.

Tendo os pré-requisitos já levantados, o engenheiro de software passa à equipe de desenvolvimento esta relação e os desenvolvedores dão início da modelagem do sistema: o que entra na primeira etapa e o que sai.

Nos dias de hoje um Software não tem apenas uma importância, mas sim inúmeras, ele não é apenas um produto, ele é um veículo para distribuir outros produtos. Como produto, um Software fornece todo potencial computacional. Um Software necessita de um dispositivo de Hardware para ser capaz de executar, sendo estes um computador, notebook, smartphone, tablet, entre outros.

Um Software é capaz de gerenciar, modificar e transmitir informações simples ou complexas. O Software atua como uma base para o controle do computador, a comunicação de informações e a criação de outros Softwares, pois ele distribui o que consideramos o produto mais importante dessa nova geração: A INFORMAÇÃO.

No decorrer do tempo, o Software passou por constantes mudanças significativas, aperfeiçoando-se ao Hardware, às arquiteturas computacionais, a capacidade de processamento e armazenamento das informações. Hoje o Software é um fator dominante na economia do mundo industrializado.

Um Software, assim como um ser humano, necessita ao longo de sua vida útil de tratamentos preventivos e corretivos, manutenções que vão desde seu código fonte, base de dados, até o servidor onde que armazena suas informações. Durante a vida útil de um Software, o mesmo poderá passar por alterações e correções de falhas na medida que elas ocorram, incompatibilidade de Hardware e Software também poderá ocorrer.

O Software não se resume em apenas um tipo, existem vários tipos de Softwares que vão de Sistemas Gerenciais à Aplicações Web. Dentro disso estão os ERP (Sistemas Gerenciáveis), Software de Aplicação que executa tarefas específicas, Softwares científicos, Aplicações para Web, Aplicações Mobile, Softwares de Inteligência Artificial, etc.

Como já dito, a natureza do Software passou por mutações ao decorrer dos anos, no início um Software era apenas uma tela escura cheia de linhas de comando, hoje além de toda sua estética gráfica, suas funcionalidades são inúmeras e vão além do que podíamos imaginar em anos atrás.

A mutação, ou evolução do Software abriu espaço para uma nova categoria: As aplicações web. Esse tipo de Software tem ganho muito espaço pela facilidade e praticidade, pois pode ter acesso a ele através de qualquer computador desde que conectado à Internet, basta apenas um navegador web. É necessário que a rede tenha segurança para que o sistema web não seja invadido e as informações roubadas. A segurança da informação é uma camada da Tecnologia da Informação que cada vez mais tem que andar junto com o Software, um Software, principalmente se for Web, necessita ter muita segurança.

Outro tipo de Software que ganhou muito espaço no mercado foram os aplicativos para dispositivos móveis, conhecidos popularmente como “apps”. São aplicações que rodam em dispositivos como Smartphones e tabletes. Esses aplicativos são “baixados” de lojas de apps pelo próprio celular e instalados nesses dispositivos móveis. Cada aplicativo tem um propósito.

Muito se ouve falar do conceito “Computação em Nuvem”. A “Nuvem” também conhecido como “Drivers”, é uma grande infraestrutura que permite a qualquer usuário em qualquer lugar utilizar um Software que esteja hospedado nesta nuvem, para compartilhar informações e recursos computacionais numa escala grande. Um Software na nuvem quer dizer que ele está hospedado em um grande servidor de dados, inúmeras empresas oferecem hoje esse serviço.

A Engenharia de Software é a grande responsável pela evolução do Software no decorrer das décadas. Os métodos da engenharia de software fornecem as informações técnicas para a criação e o desenvolvimento do software. Os métodos da engenharia de software se baseiam em um conjunto de princípios básicos que governam cada área da tecnologia e incluem atividades de modelagem e outras técnicas descritivas.

Quando se trata de software, um processo é um conjunto de atividades, ações e tarefas realizadas no período da criação do software, isso envolve um conjunto de tarefas que resultam em um software fundamental, exemplo, um modelo arquitetural, ou seja, a engenharia de software também cria a arquitetura de um sistema. Na contextualização de engenharia de software, um processo não é apenas a prescrição de como desenvolver um sistema, mas sim uma abordagem que possibilidade os desenvolvedores a realizar o trabalho de selecionar e escolher as ações e tarefas apropriadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com