TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de trabalho de apresentação da disciplina Engenharia Sustentável

Por:   •  14/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁCIO - IESAM

ENGENHARIA 03

RELATÓRIO DO PROJETO DE ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

Sistema de energia hídrica para residências

BELÉM-PA

2018

Estácio IESAM

Coordenadora: Larissa Luz

Disciplina: Engenharia Sustentável

Professora: Helenice

Alunos: _____________________________, ______________________________, _____________________________, _____________________________, _____________________________, _____________________________, _____________________________, _____________________________, _____________________________, _____________________________,         

Turma: Engenharia 03 2018.1

RELATÓRIO

O projeto consistiu na criação de uma maquete com materiais reciclados e/ou reutilizados para representar um prédio que utiliza formas sustentáveis de obtenção de energia elétrica: além dos já conhecidos painéis solares, uma tecnologia que transforma caixa d’água em uma mini usina hidrelétrica. Esse método é simples e pode ser utilizado em qualquer caixa d’água, independentemente de seu tamanho. Ele é capaz de transformar a passagem da água provinda da chuva e da qual seria desperdiçada dos moradores. Além de contar com um sistema instalado dentro do próprio reservatório de água, também precisa de uma unidade móvel para que seja possível transformar toda a energia captada em eletricidade e assim distribuí-la para o uso doméstico. Ao entrar pela tubulação para abastecer a caixa, a água é pressurizada pelo sistema gerador de energia, passando pela mini usina fixada e angulada na saída de água do reservatório. Depois disso, a pressão gera energia, que é transformada em eletricidade.

O primeiro passo foi o planejamento do que seria feito, como, quando e em que sequência. Então, em conjunto, foi decidido por realizar o projeto dito anteriormente. Depois todos pensaram nos materiais que seriam utilizados para realizar tal construção, chegando a seguinte conclusão: MDF para fazer o prédio, canudos para os canos e calha, pote de margarina para a caixa d'água, já para a tampa da mesma, bem como para os painéis solares, estacionamento e para o transformador, foi decidido por pedaços de papelão, sendo quase todos estes reutilizados e/ou reciclados, mas nenhum comprado. Após isso, o grupo começou a colocar em prática o que foi planejado, iniciando pelo prédio que foi montado com pedaços de MDF de uma marcenaria, onde os mesmos foram cortados a fim de erguer a maquete da edificação em questão. Os próximos itens a serem construídos foram a caixa d’água e o transformador, o primeiro foi feito de um pote de manteiga revestido de papel higiênico e pintado de azul, sua tampa foi feita de papelão pintado de preto, já o segundo foi da mesma forma do anterior, com a diferença de que foram usados papel desenhado com caneta, cortado e colado para representar os botões. Então chegou a hora de fazer os painéis solares, também com papelão, mas revestidos de papel laminado, os canos e a calha, estes formados por canudos (inteiros ou cortados) pintados de branco. Por último, foi montado tudo e pintado o que faltava (o prédio, de verde e branco), os canudos cortados foram colados na parte de cima e os inteiros na lateral até chegar na caixa d’água que ficou no “chão” da maquete, ligada pelo fio de um cooler (colado no canto direito superior do lado esquerdo do edifício), que já não funcionava mais, ao transformador, o qual ficou na quina direita inferior do projeto, também foi neste último momento, que foram construídas portas de papelão para a edificação, colados os painéis solares em ambos os lados da construção, além de surgir a ideia de fazer um estacionamento com uma caixa que havia sobrado, e assim foi feito. Dessa forma, o projeto foi finalizado, não exatamente como planejado, mas satisfazendo os objetivos da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com