TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem de Dados

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho será falado sobre sistemas de apoio a operações e sistemas de apoio gerencial. Nesses dois temas será apresentado esses seguintes assuntos;

Exemplos de aplicação de cada tipo de sistema que tem nos sistemas de apoio a operações e exemplos de aplicação de cada tipo de sistemas que tem nos sistemas de apoio gerencial.

Sistemas de apoio às operações:

Os objetivos dos sistemas de apoio às operações são processar transações, controlar processos industriais e atualizar banco de dados, assim dando informações na área interna e externa. Mesmo esse sistema sendo importante para o desenvolvimento das atividades nas empresas, ele não é capaz de desenvolver informações especificas, precisando então do sistema de apoio gerencial.

Sistema de processamento de transações (SPT):

Sistemas de processamento de transações, são sistemas que dão suporte às atividades diárias da organização. São usados na automação de tarefas que são repetitivas e transacionais, exemplo dessas tarefas são controle de estoques, contabilidade, folha de pagamento e outros.

Aqui vai os tipos de aplicações do processamento de transações;

Controle de estoque: Sua função é controlar produtos armazenados de uma empresa e também tem a função de controlar a movimentação desses produtos, também tem outras funcionalidades dependendo do tipo de estoque.

Logística: Sua principal responsabilidade é controlar o produto em seu horário pedido, no local pedido e com um bom preço.

Financeiro: sua função é abranger categorias de processo como contas a pagar, receber, fatura, compras etc...

Vendas: a função dessa aplicação é conseguir dados e gerar estatísticas para ter um melhor planejamento sobre o processo de vendas da empresa.

Compras: Essa aplicação faz com que se torne possível analisar dados de mercado para obter um planejamento melhor de compras em longo prazo.

Sistemas de trabalho do conhecimento e de automação de escritório (STC e SAE):

Esses aplicativos de escritórios foram feitos com a intenção de manipular e gerenciar documentos, fazendo com que aumente a produtividade dos envolvidos com a atividade.

Exemplo de aplicações desses sistemas são a editoração eletrônica, arquivamento digital, planilhas de calculo e etc.., são esses tipos de aplicações que favorecem a qualidade e agilidade das tarefas.

Sistemas de apoio a gerencial:         

É um sistema ligado a vida comercial e empresarial, tem a intenção de controlar e monitorar a área administrativa da empresa ou dos negócios. Esse sistema traz uma informação de apoio que é muito boa para o gerente tomar suas decisões.

Foram criados sistemas para apoiar a responsabilidade administrativa, são elas: sistemas de informação gerencial, sistema de suporte á decisão e sistema de suporte executivo.

Sistema de informação gerencial:

Esse sistema ajuda as funções de planejamento, controle de uma organização de uma empresa, dando assim informações seguras e em um bom tempo para a tomada de decisão.

Aqui vai alguns tipos de aplicação desse sistema:

Leitura ótica: é um tipo de sistema que faz a leitura automática, feita por meio do conceito de código de barras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com