TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo er banco de dados

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Banco de Dados      

Professora:

Nome do(s) Aluno(s):

Atividade4 – Mapeamento ER para Relacional

1 – De acordo com o diagrama ER abaixo, considere as seguintes alternativas de modelagem relacional:

[pic 2]

Alternativa 1:

Aluno (CodAluno, Nome, CodCurso, Endereço)

Alternativa 2:

Aluno (CodAluno, Nome, CodCurso)

EnderecoAluno (CodAluno, Endereco)

        CodAluno referencia Aluno

Em ambos os casos está sendo representado um conjunto de alunos e informações referentes a ele. Qual das duas alternativas é preferível? Justifique.

2 – De acordo com o ER, faça o modelo relacional correspondente:

2.1

[pic 3]

2.2

[pic 4] 

2.3

[pic 5]

2.4

[pic 6]

2.5

[pic 7]

3 – De acordo com a descrição, faça o modelo ER, e depois faça o modelo relacional correspondente:

 “Preciso fazer uma agenda eletrônica para que eu possa controlar o cadastro de meus contatos que são pessoas físicas ou jurídicas. É importante saber qual contato é pessoa física e qual é pessoa jurídica. Para isso, deve-se informar o nome, telefone, tipo de telefone (residencial, comercial, celular) e categoria do contato (Amigo,Parente, Médico, Serviços, Hospital, Restaurante, etc.), sendo que o mesmo contato pode ser de mais de uma categoria. Sabe-se que uma pessoa poderá ter mais de um telefone (de diversos tipos, mas somente um de cada tipo).”.

4 – Faça o mapeamento do modelo ER apresentado abaixo para um esquema relacional correspondente. A especialização de aluno é total e exclusiva.

[pic 8]

5 – A partir do DER abaixo, faça o modelo relacional:

 “Para a realização da conferência mundial em Banco de Dados foi necessária a criação de um sistema para a organização deste evento. A conferência possui várias palestras que serão distribuídas em diversas salas e auditórios. As palestras possuem um código, título e tema. Cada palestra deve ser dada por no mínimo um palestrante. As salas possuem um número e a quantidade máxima de lugares. Também é necessário armazenar o horário e o dia de cada palestra. As palestras podem ocorrer mais de uma vez durante a conferência, na mesma sala ou em salas diferentes. É necessário guardar os dados de todos os palestrantes (nome, CPF, endereço, telefone, e-mail e a quantidade de palestras que irá apresentar). O palestrante deve apresentar pelo menos uma palestra, e pode apresentar mais de uma palestra diferente. Cada palestra pode ter vários participantes que foram previamente inscritos. Cada participante possui RG, nome, endereço, telefone e e-mail. Cada palestra possui um ou mais patrocinadores. Um mesmo patrocinador pode patrocinar várias palestras. Além do nome, é necessário armazenar o tipo de patrocínio (ouro, prata e bronze). Um patrocinador pode ser do tipo ouro em uma palestra e do tipo bronze em outra palestra.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (502.4 Kb)   docx (519.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com