TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Bancos de Dados: Hierárquicos, Rede, Relacional.

Por:   •  7/4/2017  •  Artigo  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  3.369 Visualizações

Página 1 de 10

Modelos de Bancos de Dados: Hierárquicos, Rede, Relacional.

Aluno:

E-mail:

Sistema de Informação – ULBRA/SJ

2017

Resumo

Com o avanço em relação aos primeiros sistemas gerenciadores de dados, os modelos rede e hierárquico apresentavam como limitação uma forte dependência entre as estruturas internas de armazenamento e a representação abstrata dos dados, influenciando assim os mecanismos de manipulação. Uma característica comum dos produtos baseados nestes modelos estava no modo como as ligações entre registros era armazenada, usualmente utilizando endereços físicos, com uma forte dependência entre a representação do armazenamento e a máquina onde o sistema estava programado. No entanto, para aquela época portabilidade não era uma questão maior, pois muitos clientes concentravam suas aplicações em uma única máquina de grande porte. Hoje o modelo relacional é o mais utilizado por ser o mais simples. Portanto, este artigo tem por finalidade analisar os modelos de bancos de dados utilizados atualmente e como são os modelos hierárquicos, rede e relacional.

Trabalho da disciplina: Banco de dados I

Professor:

Introdução

Neste, artigo foi pesquisado sobre modelos de bancos hierárquicos, modelos de rede e Relacional. O que são estes modelos, quais as vantagens e suas desvantagens, e como se representam.

Banco de Dados Hierárquicos

Os Bancos de dados hierárquicos, geralmente usados em computadores mainframes, é um dos mais antigos métodos de organização e armazenamento de dados, e ainda é utilizado por algumas organizações em realização de reservas de viagens. Um banco de dados hierárquicos é organizado na forma de árvore, com os ramos se estendendo para baixo. Áreas afins ou registros são agrupados de modo que registros de nível não são mais elevados que outros registros inferiores, assim como os pais em uma árvore genealógica de família que fica acima das crianças.

Com base nisso, o registo principal na copa da árvore é chamada registro de raiz. O registro de criança sempre tem apenas um registro pai ao qual ele está ligado, como em uma árvore familiar. Em contraste, um registro pai pode ter mais de um registro filho a ele ligado. Os Bancos de dados hierárquicos trabalham movendo de cima para baixo. Uma pesquisa de registro é realizada começando pela copa e indo para baixo através da árvore de pai para filho até que o registro da criança apropriada seja encontrado. Além disso, cada uma das crianças também pode ser de um dos pais com crianças abaixo dele.

Os bancos de dados hierárquicos tinham como vantagens de poder ser acessados e atualizados rapidamente porque a estrutura do tipo árvore e as relações entre os registos são antecipadamente definidas. No entanto, esse recurso é uma via de duas mãos.

O banco de dados tinha desvantagem neste tipo de estrutura de é que cada criança na árvore pode ter apenas um pai, e os relacionamentos ou ligações entre as crianças não são permitidas, mesmo se elas fazem sentido do ponto de vista lógico. Os Bancos de dados hierárquicos são tão rígidos em seu projeto que a adição de um novo campo ou registro requer que o banco de dados inteiro seja redefinido. As redes hierárquicas podem ser expandidas com facilidade, permitindo replicar elementos de design, na medida em que a rede cresce a disponibilidade se torna cada vez mais essencial. Nas redes hierárquicas, utilizamos sempre mais de um equipamento nas camadas núcleo e distribuição, fornecendo redundância, no caso de um dos equipamentos falharem há nesse modelo a existência de informações redundantes e alguns problemas na inserção em eliminação e atualização dos dados. Os problemas de redundância, inconsistência e na perda de informação, pois todos normalmente estão associados e devem ser revolvidos da maneira melhor possível para se obter uma implementação de uma base de dados. Sabemos que a estrutura de árvore em algum momento causara redundância.

Gerenciar uma rede hierárquica é muito mais simples. Cada camada do design tem funções específicas na rede. Com isso, é muito mais fácil alterar a funcionalidade ou programa novos equipamentos na rede. A modularidade das redes hierárquicas torna o cenário mais econômico, pois a utilização de comutador de alto desempenho acontece somente nas camadas de distribuição e do núcleo. Na camada de acesso podemos programar comutadores mais baratos e de acordo com o crescimento da rede, o impacto financeiro será menor.

As redes hierárquicas por si ajudam na escalabilidade, fazendo com que novos equipamentos possam ser programados sem dificuldade, facilitando a gerenciabilidade da rede. Vi que, nas redes hierárquicas podemos economizar nos equipamentos de alto desempenho, por se tratar de um modelo onde as funções dos comutadores são diferentes em cada camada. Podemos evitar problemas futuros e resolve-los com mais facilidade, sempre que a rede for organizada e tiver o modelo hierárquico aplicado corretamente.

Banco de Dados de Rede

Os Bancos de Dados de Rede são semelhantes aos Bancos de Dados hierárquicos também com uma estrutura hierárquica. Existem algumas diferenças fundamentais. Em vez de olhar como uma árvore de cabeça para baixo, um banco de dados de rede se parece mais com uma teia de aranha ou uma rede interligada de registros. Em bancos de dados de rede, as crianças são chamadas de membros e os pais são chamados proprietários. A diferença mais importante é que cada criança ou membro pode ter mais de um pai (ou dono).

Como Bancos de Dados Hierárquicos, Bancos de Dados de rede são usados principalmente em computadores mainframes. Como mais conexões podem ser feitas entre diferentes tipos de dados, bancos de dados de rede são considerados mais flexíveis. No entanto, duas limitações devem ser consideradas quando se utiliza este tipo de banco de dados. Similar aos bancos de dados hierárquicos, Bancos de Dados de rede devem ser definidos com precedência. Existe também um limite para o número de ligações que podem ser feitas entre os registros.

Os Bancos de dados têm uma ampla gama de aplicações em sistemas de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com