TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Desenvolvimento de um modelo de dados para um sistema de informação para gerenciamento de estacionamento

Seminário: ATPS: Desenvolvimento de um modelo de dados para um sistema de informação para gerenciamento de estacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio

A empresa LFXZ Ltda. Está informatizando a parte de controle de seu estacionamento. Diante disso está contratando sua equipe como uma consultoria que desenvolverá um Modelo de Dados de forma a organizar todas as informações em um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). A modelagem de dados deverá ser realizada a partir da entidade “Estacionamento”, gerada a partir do levantamento de dados elaborado e com vistas a atender a demanda do cliente.

Objetivo do Desafio

Elaborar um modelo de dados para o sistema de informação para controle de um estacionamento.

Sumário

1. Relatório 1 ...............................................................................................................4

2. 1. Introdução à Banco de Dados 4

3. 1.1 Modelo de Dados 4

4. 1.1.1 Modelo Hierárquico 4

5. 1.1.2 Modelo em Rede 5

6. 1.1.3 Modelo Relacional 5

7. 1.1.4 Modelo Orientado - Objetos 5

8. 1.1.5 Sistemas Objeto Relacionais 6

9. Principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados 6/7

10. 8

11. 8

12. 8

13. 9

14. 10

15. 15

16. 20

17. 22

18. 22

19. 23

20. 23

21. . 25

22. 30

Relatório 1

Etapa 1

Passo 1

1. Introdução à Banco de Dados

O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) comercial surgiu no final de 1960 com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram desses sistemas de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em seus bancos de dados. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos SGBD’s: modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional (amplamente usado) e o modelo orientado a objetos.

1.1 Modelos de Dados

1.1.1 Modelo Hierárquico

O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido à consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitaram a exploração de sua estrutura de endereçamento físico para viabilizar a representação hierárquica das informações. Nesse modelo de dados, os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informação. O sistema comercial mais divulgado no modelo hierárquico foi o Information Management System da IBM Corp(IMS).

1.1.2 Modelo em Rede

O modelo em redes surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações.

No modelo em rede, os registros são organizados em grafos onde aparece um único tipo de associação (set) que define uma relação entre 2 tipos de registros: proprietário e membro.

Desta maneira, dados dois relacionamentos entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento entre A e D. No Modelo em Rede o sistema comercial mais divulgado é o CAIDMS da Computer Associates.

1.1.3 Modelo Relacional

O modelo relacional apareceu devido às seguintes necessidades: aumentar a independência de dados nos sistemas gerenciadores de banco de dados; prover um conjunto de funções apoiadas em álgebra relacional para armazenamento e recuperação de dados; permitir processamento ad hoc(Processamento dedicado, exclusivo). O modelo relacional, tendo por base a teoria dos conjuntos e álgebra relacional, foi resultado de um estudo teórico realizado por CODD. O Modelo relacional revelou-se ser o mais flexível e adequado ao solucionar os vários problemas que se colocam no nível da concepção e implementação da base de dados. A estrutura fundamental do modelo relacional é a relação (tabela).

1.1.4 Modelo Orientado a Objetos

Os bancos de dados orientados a objeto começaram a se tornar comercialmente viáveis em meados de 1980. A motivação para seu surgimento está em função dos limites de armazenamento e representação semântica impostas no modelo relacional. Alguns exemplos são os sistemas de informações geográficas (SIG), os sistemas CAD e CAM, que são mais facilmente construídos usando tipos complexos de dados. A habilidade para criar os tipos de dados necessários é uma característica das linguagens de programação orientadas a objetos.

Contudo, estes sistemas necessitam guardar representações das estruturas de dados que utilizam no armazenamento permanente. A estrutura padrão para os bancos de dados orientados a objetos foi feita pelo Object Database Management Group (ODMG). Hoje, porém, acredita-se que os Bancos de Dados Orientados a Objetos serão usados em aplicações especializadas, enquanto os sistemas relacionais continuarão a sustentar os negócios tradicionais

1.1.5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com