TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montagem e Manutenção de Computadores

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESSA – ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE

Curso Técnico em Informática




Lucas Eiji Nakasato







Mód. II – Montagem e Manutenção de

Computadores

Backup

SÃO PAULO 2020

Backup


Lucas Eiji Nakasato

Trabalho apresentado como requisito parcial para

obtenção da média final na disciplina de

Montagem e Manutenção de

Computadores, da Escola ESSA sob

orientação do Professor Lucas Santos Moura.


Professor orientador:
Lucas Santos Moura __________________

Professor Avaliador: Lucas Santos Moura __________________

________________________________________________

Aprovado em __/__/2020__ Nota: ___________


Agradecimentos

Agradeço a todos os professores da Instituição que nunca mediram esforços para proporcionar-me o conhecimento que hoje possuo. Sem eles, nada disso seria possível.

Introdução

E se por um acidente você perdesse todos os seus arquivos, trabalhos de faculdade ou até mesmo seus trabalhos profissionais? Estamos sujeitos a acidentes ou até mesmo roubos, a invasões de hackers, danos físicos e etc…  Mas e se tivesse um jeito de poder recuperar eles ou guardá - los numa espécie de banco de dados virtual ou mídia física? Existem muitas formas de recuperar seus arquivos perdidos através do chamado BACKUP, onde é possível realizar de várias maneiras. Nada mais é do que uma cópia dos seus dados/arquivos num determinado local.

Palavras chave: Nuvem. Segurança. Praticidade.

Backup
O backup nada mais é do que uma cópia de segurança de dados ou imagem do sistema, que pode ser feita tanto manualmente quanto de forma automática. Trata-se de uma prática altamente recomendada para todos os usuários de computador. Vários fatores podem nos levar a esse procedimento como por exemplo um vírus não esperado, possíveis roubos, acidentes causando algum dano a máquina ou até mesmo arquivos corrompidos.
Você pode salvar seus arquivos fazendo o Backup de várias formas, conseguimos fazer esse procedimento por meio de aplicativos, na Nuvem, HD externo, Diretório de rede, CD´s, DVD´s, pen drive, dispositivos móveis ou recursos próprios do sistema operacional,  podendo ser de forma gratuita ou até mesmo pago mensalmente.

Através do pendrive
Já o pendrive é um dispositivo mais versátil que também pode ser usado para guardar uma cópia de segurança dos arquivos do seu computador. A ferramenta permite o fácil manuseio dos arquivos, podendo levá-los consigo para qualquer lugar. Porém, se o backup reunir um número grande de dados, será preciso um pendrive com grande capacidade de armazenamento ou mais de um dispositivo.

HD externo pode ser uma boa opção
Outra forma bem simples é fazer
backup dos arquivos com um HD externo. Este, geralmente, possui um grande espaço de armazenamento, pode ser guardado em um cofre e também se conecta facilmente ao computador.

Backup em dispositivos móveis
Usuários de smartphones e tablets, também podem usar aplicativos para fazer backup de suas fotos, vídeos e outros documentos salvos em dispositivos móveis, como o
SMS Backup. O aplicativo disponível para Android permite que usuários do sistema gravem cópias de todas as suas mensagens de texto em uma conta do Google na forma de calendário. Para iOS (iPhone), há o iCloud e o iTunes.

Arquivos na nuvem
Nos backup´s por meio de Nuvem temos opções gratuitas como o Google Drive, Dropbox, SkyDrive, OneDrive, iCloud  e tanto aqueles que são pagos oferecidos por empresas, mas qual deles escolher? Isso cabe a você e das suas necessidades.
Geralmente você tem um melhor acesso a esse tipo de backup em nuvem pois você consegue acessá - los de qualquer computador. Esses e  outros aplicativos oferecem recursos importantes também como agendamento de backup; criptografia para ninguém acessar seus arquivos;  e compactação de arquivos, economizando espaço no disco.
 Todos permitem acessar os dados online, sem precisar de mídia física. Fazer backups usando estes serviços permite não só manter os arquivos salvos com segurança, como também ter maior facilidade na hora de acessá-los em qualquer outro computador ou dispositivo móvel como tablets e celulares. Com o recurso de nuvem, é possível fazer a cópia de segurança tanto de documentos, fotos e vídeos salvos no computador, quanto nos smartphones ou tablets.


Tipos de backup

Backup completo ou Full
O backup completo é aquele no qual se realiza a cópia de todos os arquivos de determinado ambiente ou servidor, para outro local de armazenamento, seja local, virtual ou em nuvem. Sua principal vantagem é a existência de uma reprodução fiel e completa de todas as informações do ambiente em questão. Dos tipos de backup, é o que demanda maior espaço de armazenamento e demora mais para ser completado, justamente pelo volume de dados ser maior. Porém, garante segurança de que todos os dados existentes estarão protegidos e principalmente é a base, ou seja, conseguir recuperar todo seu ambiente em caso de perda total dos dados.

Backup incremental
O backup incremental faz uma cópia dos dados alterados desde o último backup incremental, portanto copia uma quantidade menor de dados para o local escolhido, necessitando de menor espaço de armazenamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (318.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com