TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NTRODUÇÃO: ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

1.INTRODUÇÃO: ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Para entender, devemos pensar em nossa rotina cotidiana, ai vamos nos deparar com uma das maiores invenções que o homem já fez, que são os computadores e seus programas.

Entende-se que, um algoritmo nada mais é que a tecnologia utilizada a partir de um raciocínio lógico e com mapeamento de dados capaz de interpretar os sinais (algoritmos) e isso é basicamente uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa ou alguns propósitos. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de texto, jogos ou atividades mais complexas. Hoje já não conseguimos imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta.

Para o computador entender o que você fala, ele precisa de uma linguagem mais específica. Essas são chamadas de linguagens de programação. Até as linguagens de programação utilizam uma lógica para serem escritas e aí que entram os algoritmos. O próprio pensamento em dizer que isso é uma ferramenta, já devemos imaginar que ele não serve para responder a pergunta “o que fazer?” mas sim “como fazer”. Os termos técnicos utilizados para definir um algoritmo é uma sequência lógica e devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Os algoritmos são muito utilizados na área de programação, descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas. Existem diversas formas de escrever um algoritmo, podendo ser citadas o pseudocódigo (ou português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.

Não percebemos, mas utilizamos algoritmos de forma intuitiva e automaticamente quando executamos tarefas comuns do dia a dia. Por estas atividades serem muito simples , dispensamos as instruções necessárias para fazê-las, nem percebemos o algoritmo presente nelas. Por exemplo, quando precisa trocar a resistência do chuveiro você:

Início

Desliga o disjuntor;

Pega a escada;

Leva escada até o local;

Posiciona a escada;

Para na altura apropriada;

Retira a resistência queimada;

Coloca a resistência nova;

Desce da escada;

Aciona o disjuntor;

Se a resistência estiver queimada, então:

Retira a resistência queimada;

Coloca outra resistência nova;

Senão

Tarefa terminda;

Joga a resistência queimada no lixo;

Guarda a escada;

Fim

A sequência de trocar o disjuntor estava em descrição narrativa,porém esta forma não é muito utilizada em informática porque pode dar margem para interpretações erradas.

Os dois tipos mais comum são o pseudocódigo que utiliza uma forma mais estruturada, assemelhando-se àquelas utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.

O diagrama de Chapin, Diagrama Nassis-Shneiderman ou Diagrama N-S mostra a solução por meio de quadros organizados hierárquicos e estruturadamente. Este tipo não é muito utilizado pois vários procedimentos tornam-se difíceis de serem mostrados por meio deste diagrama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com