TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aplicativo de Dietas

Por:   •  9/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3       RESULTADOS        5

4        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

Existem diversos métodos ágeis para serem implantados em uma empresa de tecnologia, dois são mais utilizados.

O Scrum é um dos frameworks mais utilizados, ele foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber por volta dos anos 80, essa metodologia é baseada em sprints que são ciclos de trabalho, que contém tarefas selecionadas pelo time para serem desenvolvidas na sprint. Essas tarefas são selecionadas a partir do Product Backlog.

O Kanban tem o princípio de ter o máximo de entregas realizadas em vez de começar novas tarefas. A ideia do Kanban é que você olhe ele de traz para frente.

Por isso, o Kanban é uma metodologia muito utilizada para quem prioriza uma entrega rápida e com qualidade, pois você não vai ter tarefas pendentes e acabar acarretando em bugs e atraso nas entregas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Nesse trabalho será desenvolvido um aplicativo de dietas, para sistemas Android e IOS, chamado “Saber Nutrir”, onde o mesmo contará com informações de cadastro, com perfil do usuário, com nome, sexo, data de nascimento, peso, altura e idade. No perfil, terá o cálculo das metas calóricas e de nutrientes, de acordo com o peso, altura, idade e necessidade de perda de peso.

A partir da necessidade de perda de peso, o programa elaborará dietas individualizadas, com valor calórico reduzido, e macronutrientes e micronutrientes ideais, de acordo com o perfil do usuário. Além disso, informará  o tempo em meses, que o mesmo levará para perder os quilos necessários para atingir o peso ideal, de acordo com o IMC.

O programa contará com cálculo das necessidades hídricas diárias, além de diário alimentar, onde o usuário poderá registrar a sua a sua rotina alimentar.

Para o desenvolvimento do aplicativo será utilizado a metodologia Scrum. Ela utiliza times que se auto-organizam, em teoria com no máximo sete pessoas em cada. Os times são responsáveis por criar e adaptar os processos usando essa metodologia de desenvolvimento.

A cada 15 dias ocorrerá um a Sprint, onde o time de desenvolvimento deverá ter uma entrega para incrementar o produto final.

"Deve incluir membros com habilidades de teste, desenvolvimento, analista de negócios, designer, entre outros. Devem ser auto-admisnistrativos, planejando uma srint por vez, como Product Owner e ter autonomia para a função.” MASSARI,2018

O Product Owner será a pessoa responsável por maximizar o retorno de investimento (ROI), pela visão do produto e por reajustar os planos de entregas. Ele escreverá o storytelling do app, o que entregar e quando continuar a desenvolver um aplicativo, considerando os interesses dos stakeholders.

O Scrum Master trabalhará com a organização, tornando a realização do Scrum possível e garantindo que todos entendam e disseminem a metodologia. Cria um ambiente para que o time se auto-organize, cortando distrações e promovendo boas práticas.

No começo de cada sprint, o Product Owner deve negociar quais itens devem ser entregues ao final da sprint. Deve-se deixar claro quais são as prioridades de entrega para o negócio no Product Backlog Itens. A partir daí,a equipe que deverá selecionar os itens a serem entregues.

A Daily Scrum é uma reunião diária de alinhamento do time de desenvolvedores. Ela deve acontecer todos os dias no mesmo local e horário, com duração de 15 minutos. Nela o time deve passar tudo que foi feito no dia anterior e planejar tudo que deve ser feito no dia. Realizar essa reunião diariamente a faz ser rápida. Eventuais problemas que irão requerer mais atenção devem ser discutidos à parte, apenas entre os envolvidos. É comum descobrir novas tarefas a serem realizadas durante a sprint para que se consiga atingir o objetivo. Assim a equipe deve tomar suas próprias decisões nessas reuniões diárias.

Ao final de cada sprint deve-se fazer uma reunião para demonstrar o que foi desenvolvido para todos os stakeholders, principalmente para quem solicitou o aplicativo. Stakeholders são todas as pessoas que têm interesse em um determinado produto, empresa ou negócio.

Deve-se coletar o feedback de todos e converter em novas entregas para o Product Backlog Itens. Entregas não realizadas também devem voltar ao Backlog. Então, o Product Owner deve classificar as entregas no Product Backlog Itens e novamente fazer uma reunião de planejamento da próxima sprint.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (307.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com