TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPUTADOR MECÂNICO MOTORIZADO DESENVOLVIDO POR KONRAD ZUSE DE 1936 A 1937

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Konrad Zuse Z1

O Z1 era um computador mecânico motorizado desenvolvido por Konrad Zuse de 1936 a 1937, construído na casa de seus pais. Era um calculador mecânico binário acionado eletricamente com programabilidade limitada, lendo instruções de leitura de película de celuloide perfurada.

Foi o primeiro computador programável do mundo que usava lógica booleana e números de pontos flutuantes binários, porém não era confiável nas operações. Foi concluído em 1938 e financiado completamente com fundos privados. Porém, o computador foi destruído no bombardeio de Berlim, em dezembro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, junto com todos os planos de construção.

A máquina era constituída basicamente de um somador/subtrator de 22 bits de ponto-flutuante e uma unidade lógica de controle que permitia a realização de tarefas mais complexas como multiplicação, por sucessivas somas e divisão, por sucessivas subtrações. O único componente elétrico do Z1 era um motor que era usado para gerar um sinal de clock mecânico de um hertz.

O Z1 foi o primeiro de uma variedade de computadores que a Zuse projetou. O nome original do Z1 era "V1" para Versuchs Modell 1, ou seja, modelo experimental 1. Após a Segunda Guerra Mundial, foi renomeado "Z1" para não confundir com as bombas voadoras projetadas por Robert Lusser.

O Z1 foi concluído em 1938. Zuse trabalhou no Z1, com os amigos e alguns conhecidos na sala de estar do apartamento de seus pais, em Berlim, o que fez com que eles tentassem proibir Zuse de continuar seu trabalho. Porém, Zuse obteve um financiamento de muitas partes nessa época. Estes financiamentos fizeram com que seu pai voltasse atrás da decisão tomada, enquanto destinava o salário da irmã e pedindo a alguns amigos para emprestar dinheiro a Zuse, desde que foi convencido do sucesso desde empreendimento.

Zuse usou tiras metálicas finas, cilindros metálicos e placas de vidro para desenvolver a Z1. A única unidade elétrica no computador era um motor elétrico para dar à máquina a frequência do relógio de 1 Hz (ciclo por segundo).

A memória foi construída pelas tiras finas de metal e pequenos pinos, que se provou ser mais rápida, menor e mais confiável que os relés. Já o Z2 usava a memória mecânica do Z1, mas usando a aritmética baseada em relés. O Z3 por sua vez, foi desenvolvido de maneira experimental inteiramente constituído de relés. O Z4 foi a tentativa pioneira para um computador comercial de Zuse, retrocedendo para a memória mecânica de tiras de metal que se provou mais rápida e econômica, com processamento de relés, do Z2, mas a guerra interrompeu sua construção. A máquina Z1 nunca foi muito confiável em suas operações devido à sincronização fraca causada por tensões internas e externas nas partes mecânicas.

A Z1 original foi destruída pelos ataques aéreos na guerra em 1943, porém, anos depois, Zuse decidiu reconstruir a máquina. Os primeiros esboços da reconstrução da Z1 foram feitos em 1984. Ele construiu com o auxílio de dois estudantes de engenharia, milhares de elementos da Z1 novamente, e terminou a reconstrução do dispositivo em 1989. O Z1 reconstruído está exposto no Museu Alemão de Tecnologia, em Berlim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com