TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM IOT RESUMO

Por:   •  25/11/2021  •  Artigo  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM IOT

RESUMO

A Internet das Coisas refere-se basicamente à capacidade dada a objetos que, quando conectados em uma rede, passam a transmitir informações sobre sua função. Considerando diversos cenários de aplicação possíveis, este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento desta tecnologia em termos de eficiência energética. Para este propósito, um aplicativo construído na plataforma de desenvolvimento Intel Galileo foi desenvolvido junto com sensores sem fio e padrões ZigBee em cooperação com uma luminária Philips que permite controlar o brilho do ambiente. O monitoramento dos dados desse sistema inclui uma redução significativa no consumo de energia, o que fortalece o vínculo entre essas tecnologias. Em conclusão, nesta dissertação, foi feita uma busca sistemática na literatura cobrindo o estado da pesquisa em nível global na Internet das Coisas e sua relação com o conceito de eficiência energética.

Nesse sentido, tecnologias inovadoras como a Internet das Coisas (IoT) possibilitam uma gestão inteligente, pois tanto apóiam a automação de processos quanto minimizam o desperdício de recursos e ainda contribuem para a proteção ambiental.

A eficiência energética é uma área que visa manter a continuidade dos negócios, pois reduz os custos operacionais. Pode-se dizer que um dispositivo é eficiente, por exemplo, se seu suporte de bateria for mais longo e consumir menos energia e dispositivos semelhantes.

Os sensores IoT aumentam a competitividade das empresas ao gerenciar a infraestrutura por meio de uma gestão assertiva de energia, o que contribui para melhores retornos.

INTRODUÇÃO

Na análise da aquisição de tecnologias da informação e comunicação (TIC) observa-se um crescimento significativo em um período mais recente da sociedade moderna. Dispositivos como celulares, tablets, smartphones e laptops são muito utilizados no dia a dia de profissionais de diversas áreas, e também servem como fonte de prazer em momentos de relaxamento e lazer.

A Internet das Coisas tem um grande potencial para ajudar as empresas a obterem eficiência energética em suas estruturas. Não é à toa que o recurso que pode otimizar vários outros processos está sendo usado cada vez mais. Prova disso é um estudo da Juniper Research, que descobriu que o número de sensores IoT deve ultrapassar 50 bilhões até 2022. Para 2018, a estimativa era de 21 bilhões de objetos de rede, o que é menos da metade da previsão atual.

A solução pode ser utilizada de diversas formas para gestão de energia nas empresas. Por exemplo, sensores de consumo de energia podem ser implementados para garantir a eficiência energética. Eles são projetados especificamente para monitorar quanto cada dispositivo está consumindo, se está em uso ou quando está ocioso.

Isso fornece dados que os ajudam a entender quando o esforço é maior e quais medidas podem ser tomadas para maximizar o desempenho e reduzir custos.

DESENVOLVIMENTO

A energia está presente em todas as atividades humanas e, por não ser facilmente disponível na natureza e obtida por meio da conversão de recursos naturais, seu uso correto é um dos requisitos básicos para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Balanço Energético Nacional de 2020, 64,9% da energia do Brasil veio de hidrelétricas e os combustíveis fósseis representaram 14,3%. Ao incentivar a redução do consumo de energia, também impactam diretamente na redução do consumo de água e de combustíveis fósseis. O objetivo de ser capaz de combinar tecnologia e inovação para gerar eficiência energética nas empresas é, portanto, largamente baseado em tecnologias já consolidadas no mercado e ainda em fase de teste.

A eficiência energética faz parte da lucratividade, mas nem sempre é a maior. Os problemas de energia removidos das operações comerciais finais geralmente requerem informações específicas. A situação se complica ainda mais quando a receita da empresa ou mesmo do país vem da venda de fontes de energia. Nesses casos, surgem preocupações com a conservação de energia, pois as medidas de eficiência energética produzem resultados mais baixos.

O conceito de eficiência energética refere-se, portanto, à capacidade de atender de forma adequada às necessidades de consumo humano, evitar desperdícios, contribuir para o uso sustentável e sustentável dos recursos naturais, não apenas economia de energia, incluindo estratégias para maximizá-los a eficiência e consumo mínimo de recursos energéticos. Isso leva à redução de custos, responsabilidade ambiental e aumento da produtividade.

O uso responsável da energia é de crucial importância para além do desafio constante. Em pesquisas de eficiência energética, Lamberts et al. (2010), entendem que promover a mudança de hábitos de consumo por meio de programas e diretrizes energeticamente eficientes e racionais é um dos caminhos a serem seguidos.

Mais do que bom senso, a ideia de eficiência energética está associada à máxima produtividade e ao mínimo consumo de energia, ou seja, menor consumo de recursos naturais. Sabemos que a sustentabilidade é um dos maiores problemas do nosso tempo.

É por isso que esse conceito é importante, pois argumenta que as empresas de manufatura precisam se lembrar da necessidade de proteger e defender o planeta. É muito bom para o meio ambiente, mas também para o funcionamento interno. Porque este paradigma implica menor custo e local melhorado.

As empresas expressam preocupação com a natureza e o consumo de seus recursos. E como muitos já estão tomando iniciativas nesse sentido, é importante encontrar, entender e implementar soluções para criar competitividade.

Você pode ter uma impressão de quão importante é a implementação da IoT na gestão de energia nas empresas. Seguem alguns benefícios do uso do recurso para eficiência energética: Minimiza o impacto ambiental, melhora a imagem corporativa, reduz perdas em instalações elétricas, reduz custos operacionais, prepara a indústria para o futuro e muito mais.

Prevenção de riscos por meio da integração com tecnologias como machine learning, por exemplo, identifica equipamentos que estão com defeito e precisam de manutenção. Indicado para profissionais que realizam gerenciamento de energia, pois "coisas" podem ser acessadas via Internet, permitindo a administração a qualquer hora e em qualquer lugar.

O potencial para usar soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com