TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito, função e caracteristicas de um Resumo

Por:   •  22/2/2017  •  Abstract  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  13.376 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo, conceito e função

Resumo tem a função de exposição de um obra, seja ela um livro, um peça, um filme etc., de forma a apresentar as informações essenciais, a ideia central, de mostrar ao leitor não uma cópia fiel de outra obra, mas sim um texto mais condensado que mantem as ideias originais e principais.

Para de fazer um resumo, é necessário que se já se tenha tido contado com o item a ser resumido, para que assim possa ter uma melhor interpretação e analise do conteúdo, é indicado que se retire informações importantes a cada bloco e no final construir um texto solido e coeso que aborda tudo que foi lido de maneira original.

Segundo a padronização de todo texto acadêmico, a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), classifica que um resumo pode ser de 3 tipos:

 Indicativo (indica só os pontos mais importantes da obra, faz-se necessária a consulta ao texto original)

Informativo (como o próprio nome já diz, tem função de informar os pontos principais destacados no texto, a consulta do texto original é opcional. Esse tipo de resumo é indicada para artigos científicos e acadêmicos)

Crítico (uma análise que tem como base o ponto de vista do emissor), sobre as ideias contidas no texto original, é bastante cobrado nas instituições de ensino, além de ser uma ótima maneira na hora do estudo sozinho.

Características: Um bom resumo deve sempre reduzir as partes mais importantes de um texto, para isso é necessário a compreensão do texto original, identificar as ideias, suprimir comentários e ideias que não possuem relevância, respeitar a ordem as quais as ideias estão apresentadas na obra original e principalmente apresentar cerca de ¼ do tamanho da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com