TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle de Sistemas Dinâmicos

Por:   •  26/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

  1. O que seria um sistema? Dê exemplos.

Podemos considerar a definição de sistema como “uma reunião dos elementos que, concretos ou abstratos, se interligam de modo a formar um todo organizado” [1] e desta interação, podemos entender ainda que há uma relação de causa e efeito entre os elementos agrupados. Bons exemplos de sistemas que podemos citar são: o sistema rodoviário, o sistema nervoso do nosso corpo, o sistema judiciário, o sistema financeiro ou ainda o circuito de uma emissora de TV.

  1. O que seria um sistema dinâmico? Dê exemplos.

“O conceito de sistema dinâmico nasce da exigência de construir um modelo para os sistemas que evoluem segundo uma regra que liga o estado presente ao estado inicial” [2]. “Na física e na matemática, sistema dinâmico é um conceito no qual uma função descreve a relação no tempo de um ponto em um espaço geométrico” [3]. Ou melhor dizendo, o sistema dinâmico é aquele cujo algumas grandezas variam no tempo. O objetivo do estudo teórico de sistemas dinâmicos permite visualizar de maneira antecipada o que poderá ocorrer num sistema após determinado tempo. Alguns exemplos desse tipo de sistema são: um motor elétrico, um pêndulo, um satélite (quanto a seu movimento), uma população de microrganismos (quanto a seu crescimento), o preço de um produto, entre outros.

  1. O que significa controlar um sistema?

Um sistema é dito controlável quando suas variáveis podem ser controladas de forma que a solução (resultado final) do problema de valor inicial satisfaça as necessidades existentes [4].

  1. Como você imagina que acontece o controle de um sistema? Descreva o mais detalhadamente possível.

Posso entender o ato de controlar neste contexto, como sinônimo de ajustar. Dessa forma, o resultado ou comportamento de um sistema acontecerá com base nestes ajustes. Se o resultado não é o desejado, através de algumas modificações é possível ajustar o sistema para que ele trabalhe conforme o esperado.

  1. Qual a importância/necessidade de se controlar um sistema? Por que as pessoas/empresas controlam sistemas?

Definir o que entra e consequentemente o que sai de um sistema, bem como determinar a quantidade de cada elemento usado, de modo a tornar possível controlar as mutações do sistema de acordo com as necessidades desejadas, é fundamental para que seja possível adquirir o resultado esperado. Se considerarmos ainda, os custos desses elementos e os benefícios do resultado, controlar um sistema está, entre outros fatores, direta ou indiretamente relacionado com a saúde financeira de uma pessoa/empresa.

  1. Dê exemplos de sistemas dinâmicos que são controlados. Se possível, coloque fotos/figuras.

Alguns exemplos interessantes que podemos citar são: processos industriais, sistemas de energia, veículos, otimizações estruturais, navegação, identificação de sistemas, trajetória de lançamento de um foguete, míssil ou satélite, etc. Veja abaixo uma imagem que detalha mais precisamente este último [5].

[pic 1]

 

Referências:

  1. https://www.dicio.com.br/sistema/
  2. http://www.dmat.ufba.br/linhasdepesquisa/sistemas-dinâmicos 
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_dinâmico
  4. https://www.mat.unb.br/verao/Uploads/controle_sd.pdf 
  5. http://mtc-m16d.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m19/2012/03.08.19.46/doc/LIVRO%20CONTROLE%20%D3TIMO%202012_ARN_INPE.pdf?languagebutton=pt-BR 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com