TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM - CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

CURSO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

JÚLIO FERREIRA CONCEIÇÃO

EDILSON ALEX DA SILVA MARTINS

GABRIELLY JACQUEMINOUTH OSÓRIO

ESTUDO DE EFICIÊNCIA DO APLICATIVO CAIXA TEM DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

2021


JULIO FERREIRA CONCEIÇÃO

EDILSON ALEX DA SILVA MARTINS

GABRIELLY JACQUEMINOUTH OSÓRIO

ESTUDO DE EFICIÊNCIA DO APLICATIVO CAIXA TEM DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

Trabalho de Conclusão do Curso Técnico apresentado ao Instituto Federal do Amazonas – Campus Presidente Figueiredo, como exigência parcial para a conclusão do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, sob orientação do Prof. Bruno Bufuman Alecrim.

PRESIDENTE FIGUEIREDO - AM

2021

RESUMO

CONCEIÇÃO, Júlio Ferreira; MARTINS, Edilson Alex da Silva; OSÓRIO, Gabrielly Jacqueminouth. (2021). Estudo de eficiência do aplicativo Caixa Tem durante a pandemia do Covid-19 no município de Presidente Figueiredo – AM. Projeto de Conclusão de Curso Técnico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Presidente Figueiredo, 2021.

O comércio eletrônico pela internet tem sido útil de uma maneira adequada para as pessoas, apesar de toda a sociedade no município de Presidente Figueiredo ter sido alvo de sequelas durante a pandemia de Covid-19. O estudo se baseia em uma pesquisa de campo, que envolve clientes da Caixa Econômica Federal para complementar as pesquisas a partir da visão do usuário. Portanto, tais objetivos específicos constituem-se em analisar a eficiência do aplicativo Caixa Tem, saber o grau de satisfação do usuário e problemas que ocorrem nas interfaces do aplicativo.

Palavras-chaves: Aplicativo, Caixa, Pandemia, Eficiência.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        JUSTIFICATIVA        6

3        OBJETIVO GERAL        7

4        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5        MATERIAIS E MÉTODOS        7

6        RESULTADOS ESPERADOS        8

6.1        ROTEIRO DE ENTREVISTA        8

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

8        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Primeiro app bancário – O Atom foi o primeiro banco do mundo a conseguir uma licença bancária no Reino Unido, embora outros também já tenham se candidatado para conseguir a licença. E o nicho crescente é chamado “neobanks”, de bancos que operam apenas através de sites ou aplicativos.

Caixa Tem – O Caixa Tem foi criado em 2020 com o objetivo de facilitar as movimentações do auxílio emergencial e FGTS imediato durante a pandemia do novo coronavírus. Os depósitos aconteciam nas contas poupanças sociais digitais dos respectivos beneficiários, que recorriam ao aplicativo da Caixa para as transações.

A Caixa Econômica Federal decidiu manter o Caixa Tem e as contas ativas e funcionando. Eles se tornaram um meio de repasse de outros benefícios sociais e previdenciários, como o Bolsa Família, PIS e Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Já tendo funcionalidades disponíveis, como compras pela internet com cartão de débito virtual, pagamentos de contas, pagamentos via maquininha e recargas de celular, transferências via Pix. O banco informou que o aplicativo terá novas funções que serão integradas as já existentes.

Satisfação dos usuários sobre o uso do app – Após entrevistar uma quantidade mínima de pessoas por conta da pandemia, elas relataram um funcionamento ruim no app Caixa Tem, reclamações como, travamento, demora de resposta e entre outros, e poucas pessoas não reclamaram.

Na pandemia de 2020, o App Caixa Tem, em Presidente Figueiredo, auxiliou muitos figueiredenses a conseguir seu beneficio sem precisar se arriscar indo as agências, mas algumas vezes o app não atendia a situação dos cidadãos, e assim forçava eles irem as agências.


  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente o mundo enfrenta uma pandemia na saúde causado por um vírus chamado Covid 19 (proveniente da família do SARS), na qual este causou um grande surto global. Segundo a Revista Internacional de Agentes antimicrobianos (2020), esse novo tipo de vírus é transmitido através de gotículas ou contato direto, apresentando um período médio de incubação de 6-4 dias, afetando o sistema respiratório causando a síndrome respiratória aguda grave.

Sendo este de alto contágio levou o governo submeter a sociedade a uma nova rotina, o isolamento social. Porém muitas pessoas de baixa renda, autônomos e desempregados se viram prejudicados tendo que se ausentarem de suas atividades financeiras e do cotidiano. Diante disso, foi criado um auxílio emergencial, na qual se constitue de um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal destinado aos trabalhadores e as milhares de famílias que foram afetados e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID (CAIXA, 2020).

Porém estamos diante de um grande desafio e processo na questão do cadastro destas pessoas, então foi criado o aplicativo Caixa Tem com a finalidade de facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviço sociais e a diversas transações bancárias. Porém durante este período o aplicativo demonstrou deficiências em seu uso, baseado na dificuldade encontrada pelos usuários na análise de dados pessoais até mesmo alvo de ataques de Hacker e falsificação de usuários, além de incorretas situações de beneficiamento indevido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com