TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Embasamento Teórico UML

Por:   •  16/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4
  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

UML

É uma linguagem gráfica usada para descrever um sistema de uma forma normalizada e baseada em orientação a objetos. Linguagem usada para visualização, criação e especificação de artefatos que usam o sistema e cooperam com a finalidade de obter uma visão mais ampla de todo o sistema, essa linguagem pode ser utilizada para várias partes do sistema

É importante salientar que a modelagem de um software tem como foco a elaboração de um modelo, mas o que vem a ser um modelo de software? O Modelo de software tem como finalidade principal, apresentar como o software vai se comportar ou os aspectos estruturais, aspetos esses que apontam o que deve fazer parte no modelo e o que não é importante. Em outras palavras o modelo descreve completamente características do sistema físico que são importantes e relevantes para o objetivo final do modelo.

Orientação a Objetos

Orientação a objetos é dividir, categorizar, dispor e separar objetos e relaciona-los a algo. Em outras palavras, seria basicamente separar algo concreto como se fizessem parte de um conjunto de objetos que por fim se agregam a todo um contexto de uma atividade que utilizam esses objetos para uma finalidade.

Dizendo de uma forma menos complexa, um exemplo que pode ser dado é um mercado.

Em cada prateleira existem vários produtos que foram separados por uma categoria, por exemplo: Descartáveis, limpeza, higiene pessoal, laticínios.

Tendo uma visão geral do mercado, verifica-se que cada produto está dentro de uma seção, que por sua vez está contida em uma categoria.

Em cada corredor tem uma categoria e dentro de cada categoria existe uma seção que foram classificados conforme sua usabilidade ou até mesmo uma concepção que o público tem em comum sobre aquele objeto.

Levantamento de Requisitos

É o processo de listar a finalidade e/ou as limitações dos clientes e usuários, definindo assim propriedades relativas ao sistema que vão operar. Os requisitos de software habitualmente são separados por requisitos funcionais e requisitos não funcionais.

Entrevista

A entrevista é o método utilizado para obter resultados relevantes, tendo em vista que é o método mais eficiente para colher dados. É importante que não se perca o foco da entrevista, que não haja delongas tornando a entrevista um processo exaustivo para o entrevistando e causando resultados irrelevantes também é importante que no ato da entrevista o entrevistado tenha a oportunidade de complementar com sugestões, criticas, ideias e até questione pontos que possam ser relevantes

        

Requisitos funcionais e não funcionais

Os requisitos funcionais são basicamente a descrição das variadas funções que os usuários e cliente desejam ou necessitam que o programa ou software disponibilize. E são os requisitos funcionais que determinam a funcionalidade desejada.

Os requisitos não-funcionais é definido pelas exigências feitas para o bom funcionamento de um software, em outras palavras são as qualidades globais, como manutenibilidade, desempenho, usabilidade, custos, desempenho, segurança entre outras qualidades. Basicamente estes requisitos são descritos de modo a não cumprir formalidades e de maneira controversa que são difíceis de alinhar, como por exemplo a questão da segurança que muitas das vezes é complicado de alinhar com a facilidade de uso, tão desejada por todos os usuários, na maior parte das vezes a facilidade anda na contramão da segurança, já que a segurança requer dificuldade e autenticidade no acesso.

Documento Visão

O documento de visão tem como objetivo definir de forma sólida a proposta, plano, programa ou o projeto. Tem ainda, como proposito encontrar um melhor caminho diminuindo assim os riscos e destacar de uma forma mais eficiente as expectativas do cliente/usuário.

Modelo Entidade Relacionamento

Também chamado de MER, o modelo de entidade de relacionamento é usado para descrever e de definir processos de um negócio.  As entidades (coisas, objetos) suas relações e armazenamento em bancos de dados são os principais componentes do MER.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (376.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com