TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embasamento Teorico

Ensaios: Embasamento Teorico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 2

1 embasamento teórico

Embasamento teórico é isso mesmo: no que você se baseou pra fazer sua monografia, ou seja, qual a teoria que seguiu, qual corrente científica. Por exemplo, eu fiz Letras, e para uma monografia de Língua portuguesa ou Lingüística era necessário definir qual corrente teória se estava seguindo. Se fosse um estudo gramatical poderia ser dentro da perspectiva gerativa ou normativa. Entendeu? Não sei qual é a sua área mas com certeza deve haver correntes diferentes e alguma que você gostaria de seguir na sua abordagem.

Se precisar de ajuda, me mande um e-mail. Já ajudei muitas pessoas com monografias.

4 CITAÇÕES

O embasamento teórico de um trabalho acadêmico é construído a partir da leitura de diversos textos, cujas idéias deverão ser reelaboradas de acordo com o tema do estudo. Na construção desse embasamento, a citação é um recurso muito importante, pois é a menção de uma informação extraída de outra fonte que respalda as idéias expostas. Ao citar trechos lidos, é obrigatório indicar a fonte de onde aquele trecho foi extraído. Quando a indicação da fonte é inserida no texto, o nome do autor-fonte segue a regra de ortografia dos nomes próprios (letra inicial maiúscula e seguintes minúsculas); se for colocada após a citação, será apresentada dentro de parênteses, nesse caso o nome do autor-fonte deve ser escrito inteiro em letras maiúsculas, por exemplo:

Esta atividade foi inspirada pelas lições de Paulo Freire (1993), que, em A importância do Ato de Ler, relembrava a sua trajetória de vida e relia os momentos fundamentais de sua prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas da infância, da adolescência, de sua mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio nele constituindo.

ou

Para elaborar o memorial de formação, é preciso relembrar a trajetória de nossa vida e reler os momentos fundamentais de nossa prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas da infância, da adolescência, de nossa mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se vai constituindo. (FREIRE, 1993)

4.1 CITAÇÃO DIRETA

Se o trecho citado for fielmente transcrito, isto é, literalmente com as palavras do autor consultado, trata-se de citação direta. Até três linhas essa citação é apresentada entre aspas, inserida no texto, seguida da indicação da fonte com a página.

Exemplo: “ A organização é a beleza do mundo físico” (MORIN,1997 p.92)

ou

Segundo Morin (1997, p.92) “ a organização é a beleza do mundo físico”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com