TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNCIONAMENTO DOS ALGORITMOS

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

FUNCIONAMENTO DOS ALGORITMOS

FIFO – First In, First Out

O algoritmo de escalonamento FIFO (First in, first out, em português: "O primeiro a entrar é o primeiro a sair, sigla PEPS) é uma estrutura de dados que segue o critério de que o processo que chegar primeiro, é o primeiro a ser selecionado para a execução. (fila simples), permite que todos os programas sejam executados independente do tempo, ou seja, não leva em consideração se um processo tende a demorar mais tempo e esse chega primeiro então o tempo médio de espera acaba aumentando e prejudicando o desempenho do sistema.

Por isso o FIFO apresenta uma deficiência denominada anomalia de Belady: a quantidade de falta de páginas pode aumentar quando o tamanho da memória também aumenta.
A principal vantagem do FIFO é a facilidade de implementação: uma lista de páginas ordenada pela “idade”. Dessa forma, na ocorrência de uma falta de página a primeira página da lista será substituída e a nova será acrescentada ao final da lista.

NRU – Not Recently Used

O algoritmo NRU (Not Recently Used) é utilizado na substituição de páginas o que facilita a seleção das páginas pelo sistema operacional. Tal informação é mantida através de dois bit.

O bit modificado recebe valores de 0 ou 1, sendo 0 se a página não foi modificada e o valor 1 caso a página tenha sido modificada, já no bit referenciado o valor é 0 sempre até a página ser referenciada e o valor passe a ser 1. As substituições das páginas seguem a seguinte prioridade: páginas não referenciadas e não modificadas, páginas não referenciadas, páginas não modificadas e páginas referenciadas e modificadas.

LRU – Least Recently Used

O LRU (Least Recently Used) é um algoritmo de substituição de página que apresenta um bom desempenho substituindo a página que passou maior tempo na memória sem ser usada, se a página está sendo intensamente referenciada pelas instruções é muito provável que ela seja novamente referenciada pelas instruções seguintes, e aquelas que não foram acessadas nas últimas instruções também é provável que não sejam acessadas nas próximas.  O LRU opera em padrão de acesso sequencial que pode ser através de uma lista, sendo as páginas mais referenciadas no início e a menos referenciadas no final da lista. Exemplo - na LRU-2 substituirá a página que teve seu penúltimo acesso feito há mais tempo e LRU-3 observará o antepenúltimo e assim por diante.

Fontes: Apostila Sistema Operacional – Unidade 3

http://www.profissionaloracle.com.br/gpo/servicos/easyblog/entry/2013/07/25/algoritmo-lru-da-shared-pool-voce-conhece-seu-funcionamento

http://escalonamentoprocessos.blogspot.com.br/2010/12/memoria-virtual-paginacao-por-demanda-e.html

https://blog.olist.com/estoque-no-e-commerce-o-que-e-fifo-lifo-peps-ueps-e-fefo/

http://www.sistemadearmazenagem.com.br/sistemas-de-armazenagem-fifo-e-lifo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com