TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HACKER RANGERS – Risco de Segurança

Por:   •  10/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

HACKER RANGERS – Risco de Segurança

Redes sociais – diariamente jovens e adultos expõe a si mesmos e suas famílias em risco ao postarem fotos/informações exibindo dados aparentemente inofensivos de suas casas, situação financeira e locais onde estão ou costumam frequentar. Recentemente houve um caso público envolvendo o Justin Bieber e sua esposa Hailey, os quais tiveram sua mansão invadida por um criminoso enquanto eles estavam viajando. É de conhecimento de todos que o Justin cancelou sua turnê após a apresentação no Rock in Rio e viajou com a esposa para se recuperar de questões relacionadas à saúde (informação veiculadas nas redes sociais de ambos os artistas e que possivelmente foram utilizadas de maneira maliciosa pelo criminoso).

Adesivos ou Tags de carro que indiquem locais frequentados como colégio dos filhos, escola de idiomas, clubes em geral, academia, empresa que trabalha entre outros, podem fornecer informações valiosas a pessoas mal intencionadas que buscam informações privilegiadas para cometer crimes – nesse caso, a principal recomendação ao meu ver é que as pessoas tirem esses adesivos dos carros e no caso de tag obrigatória para entrar nos locais supracitados, que sejam postos a vista apenas durante o período de utilização do espaço.

Recentemente fui almoçar num shopping, perto de um centro comercial que possui vários escritórios e, observei inúmeras pessoas utilizando o crachá da empresa onde trabalham em espaços públicos (durante o almoço no shopping e nas ruas ao redor). Em geral, essas identificações profissionais (crachá) possuem foto, nome e em alguns casos, o cargo ocupado pelo colaborador, o que pode ser um prato cheio para pessoas maliciosas que desejam praticar algum tipo de crime de extorsão mediante sequestro, fraudes ou golpes.  

O acesso indevido a dados pessoais é um dos maiores riscos de segurança que pessoas e empresas podem sofrer com os ataques de criminosos virtuais, como ocorreu há alguns anos no caso da divulgação de fotos intimas da atriz Carolina Dieckmann após a mesma se recusar a pagar um valor para não ter as fotos publicadas.  

Recebi um e-mail com um link, no qual o e-mail supostamente remetido pelo Carrefour solicitava a atualização dos números de cartão de crédito e informações pessoais previamente cadastradas. Certamente se tratava de um phishing, pois não tenho cartão de crédito pelo Carrefour. Exclui o e-mail sem clicar em nada.

Quero reportar um risco de segurança envolvendo a Netflix. Recebi um e-mail dizendo que a minha fatura falhou e que minha conta estava bloqueada. No mesmo e-mail relatava que a Netflix estava tendo problemas com minhas informações de faturamento atuais e solicitando que eu atualiza-se os detalhes de pagamento no link enviado no e-mail. No entanto, naquele momento eu estava com a TV ligada e acessei normalmente a Netflix, ou seja, minha conta não estava bloqueada. Então percebi que se tratava de um golpe. Apaguei o e-mail sem clicar no link.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (23.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com