TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Leilão Online

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.550 Palavras (19 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 19

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

FAST TRUCK

Alunos:

André

Célia

Daniela

Karina

Mayara

Roberta

Trabalho de Conclusão de Curso

Prof. Orientador: Marcelo Chagas, DSc.

Santos - SP

Outubro/2018

Sumário

1. Sumário Executivo

  • Sumário Executivo

Este documento apresenta o Plano de Gerenciamento do Projeto de Implantação da startup FasTTruck, com o principal objetivo o serviço de leilão de fretes através de plataforma online, localizado rua Alexandre Gusmão, 11 – Conjunto Valongo, na cidade de Santos – SP.

Esse projeto tem por objetivo a implantação e inauguração da empresa, no prazo máximo de 06 meses a partir da assinatura do Termo de Abertura, ao custo máximo de R$ 32.000,00.

  • Introdução

Atualmente, o Brasil é um dos países com maior carga tributária aplicada às operações logística. Todas as altas taxas e tributos acarretam fretes cada vez mais altos para as empresas, tornando difícil a redução dos custos. Isso acaba dificultando o crescimento dos negócios e da economia brasileira como um todo. Muitas empresas optam pela terceirização dos serviços de entregas, para não acabar incorporando esse custo extra no produto.

Como reflexo dessa problematização, em maio de 2018 sofremos com a paralização do setor dos caminhoneiros, também conhecida como Crise do Diesel, na qual reivindicaram essas e outras questões como o alto preço do combustível (o diesel). A paralização teve uma cobertura nacional, e seu impacto foi em grande escala, onde alguns estados brasileiros chegaram a declarar estado de calamidade. Além de ter afetado a economia do país (segundo dados do índice do Banco Central IBC-Br, houve uma queda de aproximadamente 3,3% na economia referente ao mês anterior), todo cotidiano do brasileiro foi afetado, desde a paralização nas estradas, postos de gasolina de combustíveis, aeroportos fechados, falta de abastecimentos em supermercados, etc.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, o modal de transporte terrestre representa aproximadamente 60% de todos os tipos de modais, além do país possuir uma frota de caminhões de quase dois milhões.

Por isso é importante ressaltar a importância desse tipo de transporte para país, pois através do mesmo que são responsáveis por todo abastecimento de um país, e assim como já sentimos, sem esse transporte, o Brasil poderia se tonar mais caótico, trazendo problemas não só pra economia, mas pra todos os setores em geral.***

  • Empresa

A empresa FasTTruck é uma empresa que será constituída por capital fechado com previsão de início em 18 de julho de 2019. Seu objetivo é de competir no mercado de plataforma online para a divulgação de fretes de carga, sendo a principal atividade o leilão reverso de fretes.

Diferentemente dos leilões tradicionais onde compradores competem para adquirir algum bem através dos seus lances, no leilão reverso, os transportadores cadastrados irão oferecer seus serviços pelo valor que competem e adapta com a necessidade, fazendo negócios direto com os usuários que necessitam dos serviços. Neste tipo de leilão, os preços vão diminuindo à medida que os transportadores vão oferecendo o mesmo serviço que o concorrente.

Tanto os clientes que utilizarão o serviço de frete quantos os transportadores de cargas serão previamente cadastrados seguindo as regras estabelecidas.

O leilão tem início com o cliente demonstrando sua necessidade do transporte de um determinado produto. Os transportadores utilizarão suas estratégias para ofertar os lances;

O cliente irá avaliar as ofertas, na qual irá escolher o fornecedor com melhor preço para o seu negócio.

A empresa é de pequeno porte e terá conceito de Startup, que significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.

A plataforma online contará com tecnologia de ponta sendo considerada um grande diferencial. O público alvo será formado por duas divisões: as pessoas autônomas ou jurídicas que necessitam qualquer tipo de transporte de carga e procuram agilidade, segurança e bom preço e o setor de transporte, dando prioridade para caminhoneiros.

Possuí um escritório matriz localizado na cidade de Santos no endereço rua Alexandre Gusmão, 11 – Conjunto Valongo.

[pic 1][pic 2]

  • Análise Estratégica

A empresa FasTTruck terá sua política de atuação pautada em sua missão, visão e valores descritos abaixo:

Missão

Atender a demanda de transporte de cargas sendo um agente facilitador, com o objetivo de gerar valor sustentável entre transportador e seus clientes.

Visão

Tornar-se a melhor e mais rentável empresa de plataforma online de divulgação dos fretes, buscando sempre clientes e servidores de serviços comprometidos para a realização.

Valores

Ética

Comprometimento

Responsabilidade

Inovação.

  • Analise de Macro-Ambiente

Tabela no excell

  • Análise Swot

[pic 3][pic 4]

  •  Análise de Viabilidade
  • Análise e objetivo de mercado

A atividade de transporte brasileira vem aumentando sua participação no Produto Interno Bruto (PIB).  Segundo dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo, o transporte rodoviário representa 60% de todo transporte de carga no país. Desse mercado, 374 mil representam caminhoneiros autônomos, 111,7 mil empresas de transportes (entre as maiores SL, Sensa Logística, FedEx Logística, DHL e Braspress) e apenas 274 mil são cooperativas. Ainda depois dos problemas causados pela crise econômica do país, o setor teve um faturamento bruto de R$ 200 bilhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (522.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com