TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo Projeto Individual Multidisciplinar

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Paulista – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gabriel Tonera de Morais – 2192966

GLEYDSON ARTUR RAMOS – 0419954

KEVIN DA SILVA OLIVEIRA – 0420815

MAURICIO MITYO HIDANI – 2195444

RODRIGO SANTOS DE SOUZA - 0428326

PIM III

PROJETO DE REDE PARA A EMPRESA 2SHOW.IE

UNIP, São Paulo

2021

GABRIEL TONERA DE MORAIS – 2192966

GLEYDSON ARTUR RAMOS – 0419954

KEVIN DA SILVA OLIVEIRA – 0420815

MAURICIO MITYO HIDANI – 2195444

RODRIGO SANTOS DE SOUZA - 0428326

PIM III

PROJETO DE REDE PARA A EMPRESA 2SHOW.IE

Projeto Integrado Multidisciplinar para a obtenção do título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

UNIP, São Paulo

2021

RESUMO

Este projeto tem como objetivo utilizar os conhecimentos extraídos nas disciplinas Fundamentos de Redes de Dados e Comunicações, Ética e Legislação Profissional, Metodologia Científica, Matemática para Computação e a ferramenta Cisco Packet Tracer do LARC (Laboratório de Redes de Computadores) para construir uma rede de computadores para a empresa 2SHOW.IE.

Lendo a contextualização do caso, pode-se perceber que por ser uma empresa de tecnologia, é importante que a empresa tenha uma infraestrutura tecnológica organizada e uma rede de dados segura devido ao alto fluxo de compartilhamentos de arquivos entre a matriz e a sucursal.

O objetivo do projeto é apresentar os melhores equipamentos, meios físicos, softwares, e as melhores configurações de rede local e software a serem implementadas, utilizando uma tecnologia que atenda as necessidades dos serviços de rede utilizados pela empresa, respeitando os aspectos éticos e legais, que também serão levados em conta ao desenvolver uma rede segura com dados protegidos.

Palavras-chave: Rede de Computadores, Tecnologia, Cisco Packet Tracer, Rede de Dados.

ABSTRACT

This project aims to use the knowledge extracted in the disciplines Fundamentals of Data Networks and Communications, Ethics and Professional Legislation, Scientific Methodology, Mathematics for Computing and the Cisco Packet Tracer tool from LARC (Computer Networks Laboratory) to build a network of computers for the company 2SHOW.IE.

Reading the context of the case, it can be seen that since it is a technology company, it is important that the company has an organized technological infrastructure and a secure data network due to the high flow of file shares between the head office and the branch.

The project's objective is to present the best equipment, physical means, software, and the best local network and software configurations to be implemented, using a technology that meets the needs of the network services used by the company, respecting ethical and legal aspects, which will also be taken into account when developing a secure network with protected data.

Keywords: Computer Network, Technology, Cisco Packet Tracer, Data Networks

⦁ INTRODUÇÃO

Com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, matemática para computação, fundamentos de redes de dados e comunicação, metodologia cientifica e ética, legislação profissional e Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC), o trabalho a seguir visa a estruturação do meio físico e lógico de rede da empresa apresentada, 2Show.ie.

Com a expansão física e de serviços da empresa, mostrou-se a necessidade da interconexão

de rede, de forma que os hosts localizados no escritório

central possam se comunicar com os equipamentos na sucursal, com a finalidade de compartilhar as

informações e os serviços entre os recursos da empresa (clientes e usuários), e vice-versa, de forma rápida e segura, aumentando o desempenho e a competitividade da empresa.

⦁ Desenvolvimento

De acordo com itens para o desenvolvimento da arquitetura da 2Show, podemos visualizar na imagem abaixo a topologia disposta dos equipamentos da rede:

Figura 1 - Arquitetura da Rede 2Show

Fonte: Imagem retirada do projeto de arquitetura desenvolvido para a empresa 2Show

A visualização da arquitetura física e lógica, representada no simulador de arquitetura de redes Cisco Packet Tracer. Composta pela quantidade de máquinas proposta para cada divisão dos escritórios da empresa, sendo o, Escritório Central com 3 servidores, 35 computadores, 1 Access Point e 5 impressoras multifuncionais. E a Sucursal, com 1 servidor, 20 computadores e 3 impressoras.

⦁ TOPOLOGIA DE REDE

Topologia é o termo usado para definir a forma como uma rede de computadores é estruturada. Por exemplo, no caso da 2show.ie que se deseja conectar todas as máquinas em uma única rede, agilizando a comunicação, a segurança e o compartilhamento dos arquivos.

A topologia é a disposição das máquinas entre elas mesmas, os hubs e os switches, ou seja, a forma como todos se conectam. E a forma em que se organiza as máquinas em uma rede interfere não apenas na qualidade da sua conexão, mas também, na estabilidade.

⦁ Topologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (566.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com