TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  20/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia Agronegócio

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

(Uniparts Comércio Agrícola LTDA)

UNAI MG

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia Agronegócio

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

(Uniparts Comércio Agrícola LTDA)

Nome(s) completo do(s) aluno(s):

NOME                        RA:

Curso: Agronegócio

Semestre: 2°

UNAI MG

2015

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar IIl - PIM IlI foi realizado na empresa Uniparts Comercial Agrícola Ltda, tem como objetivo atrelar a teoria à prática observando os seguintes pontos: introdução com as principais características estruturais desenvolvido em formato de relatório, levando em conta as características e práticas existentes nessa organização para desempenhar bem as funções de gestor e garantir a eficácia na produtividade da organização, como também a transparência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos e desenvolver um olhar crítico para possíveis anomalias e identificar as prováveis soluções para as anomalias. O PIM foi desenvolvido em uma empresa real de capital aberto e abrangendo as disciplinas de Contabilidade, Estatística Aplicada, Fundamentos e Importância da Logística.

O objetivo deste trabalho é analisar a importância das matérias estudadas neste bimestre através de dados fornecidos pela empresa em questão, apresentar fundamentações teóricas e concatenar estas ideias para desenvolver uma análise crítica apontando prováveis erros e as prováveis soluções para os mesmos. O desenvolvimento do trabalho ocorreu através da comparação entre as disciplinas estudadas e as informações colhidas na UNIPARTS.

Palavras Chave: Empresa, dados, pesquisa.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONTABILIDADE        6

DRE - Demonstração de Resultados do Exercício        9

3 ESTATISTICA APLICADA        15

3 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGISTICA        19

4 CONCLUSÃO        20

5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        21


1 INTRODUÇÃO

Em atendimento e cumprimento das exigências acadêmicas previstas nos programas pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia a distância da UNIP INTERATIVA, tem o propósito de propiciar aos alunos maior fixação na pratica dos fundamentos teóricos estudados, por meio de integração das disciplinas desenvolvidas no período, com a observação do ambiente organizacional de fato atrelando a TEORIA X PRATICA, para formar um conceito sobre tal fundamento. Neste caso, deve promover ao acadêmico o desenvolvimento do pensamento crítico, quanto à observação e a avaliação de como funciona os processos dentro das empresas. O principal objetivo deste trabalho é averiguar na pratica a aplicabilidade dos fundamentos teóricos desenvolvidos no curso de Agronegócio, dentro da organização que neste caso é a Uniparts Comercial Ltda.

 A Uniparts possui um rigoroso padrão no qual visa atendimento e satisfação dos seus clientes, se algo em sua loja estiver na possibilidade de escassez, imediatamente, a empresa certifica-se de fazer novo pedido, com seus fornecedores para que não haja falta no seu estoque, fornecendo sempre confiança e estabilidade a seu comprador.

Diante das estruturas de mercado, destacamos a interação entre oferta e demanda, a Uniparts possui sua estrutura, caracterizado pelo monopólio, pois na região em que atua, é a única empresa que domina completamente certas máquinas e implementos. Contudo em uma empresa há fatores essenciais para seu melhor desempenho produtivo e financeiro, a ética, por exemplo, é tão somente utilizada na vida social, quanto em um ambiente de trabalho, onde é utilizada como um código de conduta, interagindo de maneira geral, dentro da empresa. Como uma empresa que se presa, a Unipart faz com que a contabilidade trabalhe juntamente a Logística que rege uma empresa em total desenvolvimento financeiro e social, garantindo maior estabilidade e segurança a seus empregados e empregadores, pois buscam nesse controle procedimentos eficazes que edificam a empresa no mercado.

A empresa alvo da pesquisa foi escolhida em função da relação profissional dos acadêmicos envolvidos com a mesma e pelo fato de ser uma empresa agrícola fortemente ligada à principal atividade econômica do município (Agropecuária).

O desenvolvimento do trabalho está baseado na pesquisa voltada na observação dos pontos importantes e práticos das disciplinas.

  • Contabilidade
  • Estatística Aplicada
  • Fundamentos e Importância da Logistica.

2 CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que estuda, registra e controla os fatos ocorridos, dentro de uma empresa com fins lucrativos ou não.

        

Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2000 A.C, com os sumérios e há quem diga que a linguagem escrita foi inventada por contadores primitivos. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra.

        

Frei Luca Pacioli é considerado o pai da contabilidade moderna, ele foi o inventou do método das Partidas Dobradas.

Partidas Dobradas: significam que ao registrar uma operação por meio de um lançamento em um livro contábil, o valor lançado a debito correspondera ao igual valor lançado a credito.

Objeto: Patrimônio e suas mutações.

Objetivo: Fornecer informações para seus usuários, sendo eles internos ou externos, para auxiliá-los nas decisões com relação à empresa.

Usuários internos: São sócios, diretores, funcionários.

Usuários externos: Auditoria externa, Fisco, banco, acionistas.

Demonstrações contábeis:

  • Balanço Patrimonial: Tem por finalidade demonstrar a condição financeira e atual da entidade em um determinado período. Ele é composto pelo Ativo (Bens e Direitos), Passivo (Obrigações) e o Patrimônio Liquido (Capital dos sócios e fundos).
  • Demonstração do Resultado (DRE): Apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos em um determinado período. Geralmente a DRE é feita mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
  • Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA): Evidencia as mutações nos resultados acumulados da entidade.
  • Demonstração do Fluxo de Caixa: Indicam quais foram às entradas e saídas de dinheiro do caixa durante um determinado período.
  • Demonstração do valor adicionado: Evidencia o valor da riqueza gerada pela entidade, a distribuição entre os elementos que contribuíram para tal riqueza, tais como, empregados, governo, acionistas, entre outros.
  • Notas explicativas: Quadros explicativo necessário à plena avaliação da situação e evolução patrimonial da entidade.

Livros Contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (402.6 Kb)   docx (191.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com