TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROBLEMA DA AUTOMAÇÃO COMO MECANISMO PARA SUBSTITUIR O TRABALHO HUMANO

Por:   •  6/9/2018  •  Artigo  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. O PROBLEMA DA AUTOMAÇÃO COMO MECANISMO PARA SUBSTITUIR O TRABALHO HUMANO

João Paulo Fernandes Santos do Amaral

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

        Desde o início das civilizações houve a busca por parte do homem para ferramentas que aprimorassem e auxiliassem seu trabalho. Mas na atualidade, o momento é de mudanças já que as transformações tecnológicas estão causando o surgimento de novas ocupações e essas demandam cada vez mais profissionais qualificados

        A quantidade de profissionais que trabalham com informação está aumentando, bem como a diversidade de categorias desses profissionais. Isso ocorre porque o mercado de trabalho está se diversificando, bem como as funções ligadas à informação, resultado do desenvolvimento da sociedade de informação (CUNHA, 1998).

        Essa sociedade da informação alterou a economia mundial através da explosão informacional, inovações tecnológicas, e com a velocidade dessas mudanças a cadeia produtiva sofreu alterações, já que agora para a acumulação de capital a busca maior é por pessoas com mentes brilhantes e não mais por pessoas com músculos. E a velocidade da ampliação do uso da informação como recurso econômico impactou diretamente a geração de empregos e os investimentos em produção (SANTOS; DUARTE e PRATA, 2008).

        A tecnologia sofreu avanços significativos, onde maquinas grandes passaram a ceder espaços para equipamentos menores e com maiores capacidades. A comunicação evoluiu e surgiu a internet, momento em que houve uma grande transformação tecnológica, pois da automatização de tarefas os computadores passaram a permitir o acesso à informação, ocasionando uma nova configuração para os espaços sociais, políticos, econômicos e culturais, elegendo a informação e a comunicação como o mais importante recurso a ser utilizado na nova era (SCHUSTER, 2008).

        Dessa forma, o mercado de trabalho está se transformando e a tecnologia da informação está envolvida nesse processo. Os postos de trabalho nessa área estão crescendo, bem como a busca por cursos de formação e certificação (SCHUSTER, 2008).

                As novas tecnologias de informação contam com o poder de influenciar a vida humana e também sua economia, já que a mesma proporciona praticidade e rapidez na solução do que nos é exigido nas tarefas do cotidiano. Conforme o setor de tecnologia vai progredindo, o indivíduo precisa ir se especializando, para que consiga ter melhores resultados no mercado de trabalho, já que com o tempo, novas complexidades vão surgindo, sendo necessário uma reorganização do conhecimento. Isso ocorre porque as tecnologias de informação e comunicação se renovam constantemente e o perfil do trabalhador precisa acompanhar essas mudanças para que consigam ser inseridos no mercado de trabalho do setor (PEROSINI, 2017).

        As principais características exigidas pelo mercado do trabalhador na área da informação, conforme Arruda et al (200) são:

Elege-se como ideal o profissional que potencialize a comunicação, a interpretação de dados, a flexibilização, a integração funcional e a geração, absorção e troca de conhecimento. [...] deve ser capaz de operacionalizar seu conhecimento profissional de modo integrado às suas aptidões e vivências socioculturais [...] agindo pró-ativamente [...] como agente do processo de inovação.

Dessa forma, Silva e Cunha (2002) resumem a forma como essa nova sociedade se caracteriza, pois ela causou mudanças significativas ao mundo do trabalho, pois o conceito de emprego está sendo alterado pelo de trabalho. O conhecimento passa a ser a base para atividade produtiva e o trabalhador deve ter algumas características especificas, como ser criativo, crítico e pensante, além de estar preparado para qualquer situação e se adaptar de forma rápida às mudanças dessa nova sociedade.

A AUTOMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES

        Segundo Cruz (2010, p. 2), a automação é uma série de mecanismos e equipamentos eletrônicos capazes de controlar seu funcionamento sem nenhuma ou pouca interferência humana. Este novo conceito ajudou a indústria a produzir mais rapidamente e eficientemente, incluir novos processos industriais mais complexos atendendo a novas demandas do mercado.

        A tecnologia da automação trabalha sob o prisma de quatro elementos: uma entrada (input), um armazenamento (storage), uma unidade de processamento (central processor) e uma unidade de saída (output). Esses quatro elementos possibilitam que os dados cheguem ao computador, sejam armazenados e comparados com resultados anteriores, gerando cálculos aritméticos e novos comandos, para que a máquina se adapte sempre, gerando respostas diversas. Este mecanismo é chamado de feed-back ou princípio de autocorreção de máquinas (BERTAGNOLLI; RIZZOTO e TONIAL, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (298.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com