TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho humano sob o domínio do capital

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do capítulo 1 “O trabalho humano sob o domínio do capital” do livro Sociologia e Administração de Reinaldo Dias.

Isadora Quesada Brigo

 Administração - 1°A


  1. Origem e conceito do trabalho.

O trabalho é uma realidade para todo ser humano que se encontra capaz de exercê-lo. Por se tratar de uma normalidade que consequentemente será praticada por maior parte da vida, desde quando nascemos somos preparados de alguma forma para um dia podermos praticá-lo. Portando afirma-se que o trabalho faz parte do cotidiano das pessoas.

O conceito de trabalho surgiu na Idade Média, e tinha como significado o sofrimento das pessoas, trabalho era algo que causava dor e que aplicasse algum tipo de lição, um exemplo disso é quando uma mulher estava prestes a dar a luz, diziam que ela estava em trabalhando, ou quando uma pessoa falecia, diziam que ela tinha visto o fim dos seus trabalhos.

Nesse período a sociedade Feudal era dividida em estados, e o trabalho era aplicado ao monopólio do terceiro estado, onde se encontrava o povo, que tinha a obrigação de trabalhar, pois no primeiro e no segundo estado estavam a nobreza e o clero.

Hoje em dia os trabalhos que executamos podem ser analisados como objetivos, que são caracterizadas a partir do modo como são organizadas e divididas, e os subjetivos, que consistem em satisfação pessoal.

Caracteriza-se o trabalho como uma atividade praticada por seres vivos na qual é possível modificar a natureza, a transformando a fim de melhorar e satisfazer as nossas necessidades. O trabalho humano é consciente e proposital, enquanto o trabalho animal é instintivo, pois o homem ao trabalhar consegue desenvolver técnicas de aperfeiçoamento e ao longo da realização do mesmo depara com problemas e é capaz de resolvê-los. É realizado por um indivíduo que detém a posse do conhecimento de todo o processo de produção.

  1. A racionalidade do trabalho no capitalismo.

No inicio da organização industrial os camponeses foram "obrigados" a deixarem as suas propriedades produtivas e seguirem para o mercado de trabalho, a fim de trocar a mão de obra por um salário, não muito significativos.

E como essa mudança era algo muito novo e impactante na vida dos camponeses, eles foram resistentes a essa organização de produção. Apesar de haver muitas formas de descrever o capitalismo industrial, a mais comum é a que descreve a mudança envolvendo os artesãos pré-capitalistas, que possuíam enormes habilidades e tinham total controle sobre o processo de trabalho e o trabalhador da indústria que não era munido de nenhum conhecimento e poderia ser considerado uma peça de máquina.

Uma questão que se releva é o fato de que a ascensão do capitalismo destruiu um modo estabelecido de vida, o que ameaçou segmentos daquela população que encontrou como maneira de reagir, se agarrando as culturas alternativas que visavam à predominação comunitária da vida rural, da necessidade de lazer e da autonomia de decisões. Eles reagiram de tal forma, pois foi posto em jogo o status e o padrão de vida deles. Já do ponto de vista operário o capitalismo criou uma divisão de trabalho na produção, na qual o trabalhador se tornou incapaz de acompanhar o processo produtivo, desse modo cada um desenvolveu um tipo de trabalho que pertence a uma divisão estabelecida pela sociedade na qual cada um realiza um tipo de atividade que somadas tornam a espécie humana capaz de desenvolver seu trabalho com mais agilidade. Por exemplo, o ofício de tecelão pertence a uma divisão de trabalho na sociedade e na medida em que existem pessoas aptas a esse serviço desenvolvem-se as ocupações, já na sociedade industrial o ofício deixa de existir e é substituído pela indústria têxtil.

O fato que se sobressai nesse período é a formação da classe operária, esse fato ocorreu devido ao crescimento das formas de correspondentes organizações tanto no nível político quanto no nível da indústria.

  1. A construção da identidade do trabalhador da indústria.

A formação da classe operária não teve surgimento espontâneo e nem simultâneo com o sistema fabril, os trabalhadores apenas foram tomando consciência da situação desenvolvendo novos hábitos e assim construindo uma nova cultura. Esses trabalhadores formaram comunidades que desenvolveram laços de solidariedade, o que proporcionava uma fonte potencial de poder, que foi responsável por desencadear as primeiras lutas e movimentos sociais do período industrial.

Segundo a administração era necessário desenvolver um sistema burocrático que controlasse o conflito e impusesse limites à solidariedade dos trabalhadores. O que dificultou essa imposição foi à dificuldade de administrar racionalmente durante o período industrial, pois era um desafio “domesticar” seres humanos, devido os trabalhadores estarem enraizados nos hábitos culturais. Essa é uma razão pela qual o trabalho infantil era mais visado pelos empresários, por que, por serem jovens eles não haviam estabelecido uma cultura de vida a ser seguida, então era mais fácil de fazer com que se adaptassem ao modo dos empresários, eram chamados de geração não contaminada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com