TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da Tecnologia na Educação

Por:   •  15/4/2018  •  Dissertação  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

Sabe-se que nos tempos atuais, o ensino está defasado, a qualidade de ensino caiu, e há grandes dificuldades em aproximar as crianças cada dia mais da escola. Surge então uma maneira de atrair a atenção das crianças para com o ensino, a Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC).

A quem diga que a tecnologia tira a atenção do aprendizado, mas como dizem, brincando é que se aprende. “A brincadeira oferece oportunidade para a criança explorar, aprender a linguagem e solucionar problemas”. (KISHIMOTO, 2002, p. 15) ¹

A TIC, introduzida no cotidiano escolar pode apoiar no aprendizado, sendo um complemento no modo de ensino.

O objetivo deste trabalho é apresentar como a tecnologia pode ajudar, no aprendizado, seja sendo utilizada na escola ou em casa, favorecendo no desenvolvimento escolar e em sua formação como indivíduo na sociedade.

Mas como podemos introduzir e o que pode ser introduzido no cotidiano, para o auxílio no ensino?

Essa introdução se dá espontaneamente, desde que o acesso seja disponibilizado, o interesse há novas descobertas e há novos meios de aprendizado atrai a atenção, e isso não é diferente com a tecnologia.

Todo material de interatividade, computador, tablet, smartphone, vídeo game, cada um tem seu elemento que transmita algum tipo de conhecimento proporcionando um ganho no seu desenvolvimento.

A interação com um computador, jogos virtuais, independe do saber de ler e escrever, a interatividade que a tecnologia proporciona, ensina muito antes da alfabetização. A apresentação de jogos educativos, tanto por meios moveis ou através de um computador, pode trazer conhecimento, quando utilizados de maneira correta e supervisionada.

“Quanto mais interativa for essa relação, maiores serão as possibilidades de enriquecer as condições de elaboração do saber. Este é um dos principais argumentos para justificar a importância do estudo da interatividade no contexto da inserção dos computadores na educação escolar.” (PAIS, 2005, p. 144). ²

Com a era digital o uso de tecnologias, desde cedo se torna indispensável para capacitar as pessoas, em um mundo em constante evolução, porém, ainda temos muitas pessoas que são excluídas do mundo digital e a inserção o quanto antes nesse mundo ajudará em sua inclusão em um mundo a cada dia mais conectado e dependente de tecnologia.

2. O Papel da Tecnologia na Educação

Segundo a UNESCO, “Hoje em dia o significado que se atribui o termo “tecnologia” em educação cobre na realidade, um leque de dispositivos, serviços, conteúdos e aplicativos digitais.” ³

Hoje vivemos em um mundo cada dia mais tecnológico, anos atrás o ensino se baseava no professor e livros como fonte de conhecimento em sala de aula. No entanto hoje o aprendizado se tornou mais dinâmico, hoje com apenas um “click” podemos tirar as dúvidas que os livros não nos proporcionaram. Pode-se dizer que a internet veio para suprir a busca por conhecimentos antes distantes das pessoas.

A dificuldade no aprendizado encontrado nos dias atuais, podem ser decorrentes de problemas familiares, de problemas sócio econômicos, ou até mesmo da própria qualidade de ensino aplicada pelos professores. [...] “se os estudantes não se encontram em suas classes com docentes capazes de gerar maiores oportunidades de aprendizagem, não se produzirá uma genuína melhora da qualidade educativa”. 4

O avanço na qualidade do ensino claramente depende dos esforços do governo, no qual deve investir na aplicação de novas tecnologias no âmbito escolar. Podemos citar:

• Computadores;

• Tablets;

• Lousa Digital Interativa;

• Disponibilização de conexão à internet de qualidade;

• Materiais didáticos digitais apropriados, como aplicativos e programas;

A aplicação de todos esses componentes associados em sala de aula, ajuda no desenvolvimento e auxilia no aprendizado. Cabe ressaltar, que a utilização dessas tecnologias não se aplica somente na escola, em casa serve como um complemento das atividades. Colaborando assim, como um treinamento para a obtenção de melhores resultados. Fonte: (Unesco: Tecnologias para Transformar a Educação: experiências de sucesso e expectativas).

No entanto, segundo dados do relatório da UNESCO, não se encontraram diferenças nos resultados obtidos em provas, entre alunos que utilizaram algum tipo de TIC no apoio do seu estudo e entre alunos que não haviam utilizado.

No entanto, o impacto do uso tecnologia, no aprendizado é indiscutível, apoiando no desenvolvimento escolar, pessoal, intelectual e sócio econômico.

Possíveis utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no cotidiano:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com