TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento nacional

Artigo: O papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento nacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento nacional

Nadir Rodrigues Pereira *

O Brasil conquistou, nos últimos anos, uma posição de destaque na produção científica e na geração de tecnologia de ponta.

Sabemos que o desenvolvimento de um país está, sem dúvida, vinculado aos investimentos aplicados em pesquisa e formação de recursos humanos.

Apesar dos avanços obtidos, é importante a criação de uma cultura científica na sociedade brasileira e a implementação de políticas públicas que priorizem o conhecimento científico como elemento propulsor de competitividade e geração de riqueza.

O grau de desenvolvimento de um povo pode ser mensurado pelos investimentos efetuados em pesquisa e produção do conhecimento e a soberania de um país se constrói também pela sua independência tecnológica. Somente quando as políticas públicas brasileiras se voltaram para essa questão, o Brasil deixou de ser dependente no campo científico.

Ainda assim, a comunidade científica brasileira enfrenta grandes desafios devido à falta de recursos para a pesquisa. Nossos laboratórios e pesquisadores ocupam patamares de qualidade e competitividade equivalentes aos de muitos países do primeiro mundo, onde a ciência sempre foi considerada um fator componente do desenvolvimento econômico, político e social.

Portanto, pesquisadores e jornalistas científicos têm uma obrigação social: tornar público o conhecimento produzido e conscientizar os formadores da opinião pública sobre a importância de se investir em pesquisas.

A divulgação científica é um processo de inserção social, na medida em que proporciona ao cidadão o acesso ao conhecimento, que lhe permite participar mais ativamente das discussões que permeiam a aplicação dos recursos públicos no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas.

Entre os objetivos do jornalismo científico, destaca-se a contribuição no despertar dos tomadores de decisão, para a importância de se investir em pesquisa, como uma ação propulsora ao desenvolvimento do país.

A divulgação científica também colabora no esclarecimento da população sobre os avanços da ciência e da técnica, fornecendo subsídios para a formação da consciência crítica e, ainda, contribui para a expansão do conhecimento científico além dos muros das universidades e centros de pesquisa, promovendo maior interação entre pesquisadores e a sociedade.

Os meios de comunicação cumprem uma função social quando disseminam o conhecimento, pois estimulam o exercício da cidadania e contribuem para uma participação mais efetiva do cidadão no processo democrático.

As assessorias de imprensa das instituições governamentais também exercem um papel fundamental nesse processo, atuando como mediadoras entre a comunidade científica e a sociedade e garantindo a esta o acesso aos resultados e perspectivas das pesquisas desenvolvidas e patrocinadas pelos órgãos públicos. Um desafio da comunicação é, mais do que informar a sociedade, desempenhar um papel de agente democrático na socialização do conhecimento, erradicando o "analfabetismo científico".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com