TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Desenvolvimento de Software

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Processo de Desenvolvimento de Software

1 – O que é um software?

R: É um produto lógico para computador ou sistema de processamento de dados, voltado à necessidade do usuário, construído por meio de processos.

2 – Quais as vantagens e desvantagens da evolução dos softwares para os profissionais de tecnologia?

R: A principal vantagem é que o mercado de trabalho é vasto, com diversas opções e ramos para o profissional de T.I. atuar. Porém, a evolução rápida e constante atualização desses softwares exige bastante do profissional, que deve manter-se capacitado e igualmente “atualizado” com as novas tecnologias para conseguir continuar bem colocado no mercado.

3 – Segundo o CMMI, o que define um software de qualidade?

R: É aquele que é desenvolvido sob uma gama de processos bem definidos, (bem documentados e descritos) e gerenciados (bem executados).

4 – Cite 6 problemas recorrentes em projetos de desenvolvimento de software.

R:

- Incompreensão das necessidades reais do usuário final.

- Inabilidade para gerenciar requisitos variáveis.

- Módulos do software que não se ajustam (Problemas de arquitetura), acontece mais em softwares de grande porte, pois dificilmente será possível ajustar a arquitetura. É importante que isso seja planejado e definido no início do projeto.

- Software de difícil manutenção e extensão, devido à falhas de documentação, dificilmente outras pessoas poderão dar manutenção no sistema.

- Descobertas tardias de problemas no projeto.

- Baixa qualidade do software.

5 – Por que quando detectamos problemas de forma tardia em nosso projeto isto é um sinônimo de que nosso projeto tem mais problemas do que achamos?

R: Quando as falhas do projeto não são detectadas a tempo, elas podem ser reveladas quando o cliente já está usando o software, o que vai gerar um transtorno maior, inclusive afetando o usuário. Se só é encontrado o problema tardiamente, é um processo pobre.

6 – Cite 3 motivos para assegurar que o modelo iterativo é superior ao sequencial (Em cascata).

R: No modelo sequencial, existe uma alta taxa de erros no produto final, pois ele é entregue de uma vez, no final do processo. Cada etapa não corrige imediatamente os erros da etapa anterior, gerando mais burocracia e tempo quando são encontradas falhas. Os requisitos mudam ao longo do processo, mas no modelo sequencial precisam retornar à fase inicial para serem considerados.

7 – Por que é importante priorizar requisitos e manter uma boa gerência dos requisitos?

R: Saber o que se quer (requisitos) é o mais importante, pois a partir daí a parte da codificação é mais fácil. Mudanças de leis, paradigmas, tornam os requisitos mutáveis, então é importante gerenciar de forma efetiva esses requisitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com