TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programando O IMC Na Linguagem Python Dentro Do Cloud Shell

Por:   •  30/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 7

logo_trabalho_2.jpeg

PETRONIO BORGES DA SILVA

CURSO de COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Retângulo

PROGRAMANDO O IMC NA LINGUAGEM PYTHON…

Retângulo

João Pessoa, PB…

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

1. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 4

2. CLOUD SHELL EDITOR GOOGLE 4

3. A LINGUAGEM PYTHON 5

4. APLICANDO NA PRÁTICA O PYTHON NO CLOUD SHEll 6

3. CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de forma prática a aplicação a programação que calcule o IMC (Índice de Massa Corpórea) utilizando a linguagem de programação Python dentro da ferramenta Google Cloud Shell Editor.

As linguagens de programação são utilizadas por programadores afim de desenvolvem softwares. Por isso é muito importantes ter o domínio dos vários tipos de linguagem existentes dentro do meio dos profissionais e entusiastas da tecnologia da informação. Quanto mais conhecimento sobre a ferramenta mais recursos seu código terá.

Entende-se como linguagem de programação como uma linguagem formal que especifica um conjunto de instruções e regras usadas para gerar programas. Um programa (software pode ser desenvolvido para fazer funcionar uma máquina como por exemplo: um computador, um robô, um game, celulares entre outras máquinas desenvolvidas que permitam tal execução.

Existem diversas linguagens de programação que podem servir para muitos propósitos, como criar um programa, controlar um veículo ou até mesmo um relógio.

Podemos entender o quão é importante tais linguagens de programação para nossos dias atuais, praticamente tudo que exista um circuito eletrônico foi desenvolvimento por uma linguagem de programação.

Ao decorrer do texto, vamos demonstrar na prática uma aplicação na linguagem em Python e desenvolver um programa que possa calcular o IMC e suas características.

2. DESENVOLVIMENTO

Vamos de forma prática desenvolver o presente trabalho com intuito de demonstrar todo o conteúdo referente a linguagem de programação desde a ferramenta que iremos utilizar como o Google cloud Shell Editor e Python.

1. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Segundo Bruno Toranzo (2023), "as linguagens de programação deixaram de ser um conhecimento exclusivo de programadores”. Hoje vivemos um mundo bastante digitalizado transformando profissionais de diferentes áreas a estudar e conhecer as linguagens de programação.

Vamos entender um dos conceitos de linguagem de programação: Trata-se basicamente de um conjunto de regras e instruções criado por um programador para gerar aplicações, como programas e softwares, que serão processados por um computador, dispositivo móvel (como smartphones) ou outro equipamento ¹.

As linguagens de programação estão disponíveis de várias formas atualmente e cada uma tem um recursos e propósitos específicos. Algumas das linguagens de programação mais importantes para os programadores são JavaScript, Python, Java, PHP e CSS. Essas são indispensáveis para quem quer seguir carreira em TI ¹.

2. CLOUD SHELL EDITOR GOOGLE

Cloud Shell é um ambiente de desenvolvimento e operações on-line acessível pelo navegador em qualquer lugar. É possível gerenciar os recursos com este terminal on-line pré-carregado com utilitários como a ferramenta de linha de comando gcloud, kubectl e muito mais.

"Você também pode desenvolver, criar, depurar e implantar aplicativos nativos da nuvem usando o Editor do Cloud Shell on-line". Informações extraídas do site do Google².

3. A LINGUAGEM PYTHON

Poderíamos ficar horas e horas a falar sobre o programa de linguagem Python. Há diversas informações e conteúdos sobre o assunto na internet e descrever aqui tudo o que se sabe sobre Python pode ficar redundante. Vamos citar o que o site Didática Tech comenta sobre o assunto: "O interesse pela linguagem Python tem crescido muito nos últimos anos. O índice de Tiobe, que mede a frequência de pesquisas no Google, Youtube e outras plataformas de busca, mostra que a linguagem Python já é uma das mais procuradas da internet"³.

O site ainda explica que é a linguagem com riqueza de detalhes: Python é uma linguagem de propósito geral, ou seja, pode ser utilizada para as mais diversas aplicações.

É gratuita (Open Source) e foi projetada tendo como um dos principais objetivos ser de fácil leitura e utilização. Definindo com termos mais técnicos, Python é interpretada, orientada a objetos, funcional, tipada, imperativa e de script³.

É comum ouvirmos a expressão de que “programar em Python é como escrever uma carta em inglês para o computador“, pois a linguagem tenta utilizar comandos intuitivos, como “print” para imprimir um texto na tela, “open” para abrir um arquivo, ou “find” para encontrar a posição de uma palavra³.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com