TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado - UNIP

Por:   •  28/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

– Contextualização:

Durante muito tempo, as empresas consideravam a área de informática como um ralo de gastos de dinheiro. Muitas corporações não entendiam a real necessidade do uso da TI para a melhoria e continuidade de seus negócios. Com a maior difusão das informações em menor tempo, esse panorama começou a mudar e a área de TI tornou-se imprescindível para algumas áreas de negócios.

Empresas começaram a expandir seus negócios por todo o território nacional, e até internacional, com isso a velocidade da transação de informações, consultas de dados, monitoramento de atividades em polos distintos e distantes precisou tornar-se mais econômico e dinâmico. Nesse contexto, a TI torna-se um parceiro muito estratégico para muitas empresas, tornando-se parte integrante do negócio e deixando de ser discutida isoladamente pela área de TI e passando a integrar as reuniões de conselho administrativos das empresas. Com esse aumento da necessidade de utilizar e transitar as informações, essa área começou a enfrentar diversos desafios por ser uma área em constante evolução e mudança. Podemos elencar como alguns desafios:

- Manter os processos em uso

- Manter o parque atualizado

- Manter as políticas de segurança em funcionamento

- Gerenciar os ativos existentes

- Gerenciar os custos com licenciamentos

- Gerenciar contratos de garantia e manutenção

- Melhorar o aproveitamento da equipe de TI

1.1 – Empresa

Segundo a Wikipedia, o conceito de empresa está ligado “uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços”. Quando levado para o conceito mais jurídico, entende-se como empresa “instituição jurídica despersonalizada, caracterizada pela atividade econômica organizada, ou unitariamente estruturada, destinada à produção ou circulação de bens ou de serviços para o mercado ou à intermediação deles no circuito econômico, pondo em funcionamento o estabelecimento a que se vincula, por meio do empresário individual ou societário, ente personalizado, que a representa no mundo negocial"

Precisa-se entender a empresa não como o local onde ela está constituída e sim como uma atividade econômica e como diversos outros ramos pode ser dividida quanto ao seu ramo de atividade em setor primário (relativos as atividades que utilizam recursos naturais), setor secundário (indústrias que transformam os bens primários em produtos) e o setor terciário (relacionado a prestação de serviços). A empresa também pode ser individual (um único proprietário) ou societárias (constituída de sócios) que podem apresentar-se em forma de anônimas, de responsabilidade limitada e em forma de cooperativas. Por último pode-se, ainda e segundo o SEBRAE, classificar uma empresa quanto ao seu porte em Micro empresa (menos de dez funcionários), Empresa de Pequeno Porte (menos de cinquenta funcionários), Media empresa (menos de cem funcionários) e Empresas de Grande Porte (mais de cem funcionários).

Ainda podemos entender a empresa como uma instituição, uma organização pessoal, formada pelo empresário e pelos colaboradores (empregados e prestadores de serviços), todos voltados para uma finalidade comum, afinal as atividades desempenhadas por uma empresa depende não só do seu ramo de atuação, mas das pessoas que executam suas funções para busca de um resultado final.

1.2 Rede de farmacia Boa Saúde

A Rede de farmacias Boa Saúde é uma empresa Paulista que tem forte penetração na sociedade com abertura de diversas filiais. Atualmente, a rede conta com 20 lojas espalhadas por diversas regiões e bairros de São Paulo, com sua sede administrativa situada na região central da cidade.

Em cada estrutura organizacional das filiais das farmácias são de dispostas de forma bem simples e enxuta, contendo apenas um farmacêutico e seis funcionários se revezando entre as tarefas administrativas. Na sede principal, onde estão concentradas as atividades administrativas da empresa estão alocados 100 funcionários trabalhando nas mais diversas áreas da corporação, inclusive em uma grande farmácia na sede administrativa. Nesse contexto, a rede caracteriza-se por um empresa de Grande Porte tanto em numero de funcionários como em faturamento.

1.2.1 Cenário

Após diversas reclamações sobre o departamento de TI, a alta diretoria da rede de farmacias decidiu pela demissão do Diretor de TI e todos os seus auxiliares diretos. Dentro as principais reclamações, estavam a desorganização das politicas de segurança, equipamentos e departamento sucateados, sem processos desenhados e a total descentralização das informações.

1.2.2 Necessidades

Através do levantamento feito pelo time remanescente de TI e apresentada a area de recursos humanos evidenciou que a antiga diretoria da área deixou diversos pontos em falha na area e apontou a necessidade de correção imediata em locais criticos, dentre eles:

- A necessidade de manter as informações de todas as filiais e da matriz centralizadas em um Data Center

- Trocar todos os equipamentos da rede, como computadores, impressoras e outros componentes.

- Adquirir novos softwares voltados para area de segurança

- Adquirir software de gerenciamento do parque

- Modernizar o software atual utilizado para controle de estoque das farmacias

- Qualificar a equipe de TI para atender as demandas.

Diante das necessidades levantadas pela equipe de TI, o setor de RH vislumbrou necessidades mais organizacionais como:

- Contratação de um diretor para area de TI

- Definição de plano de cargos e salarios

- Estruturação do organograma da area de TI

- Contratação de nova equipe técnica para a area.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com