TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto PIM

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O presente projeto aborda algumas questões relativas à condição da mulher na sociedade brasileira, à luz da conquista e exercício dos direitos de cidadania. Diante disto, este trabalho visa propor um modelo de totem a ser utilizado nos centros de cidadania das mulheres, a fim de facilitar e agilizar procedimentos de emissão e impressão de documentos pessoais, como: RG, CPF, CNH, entre outros. Desta forma, este trabalho busca implementar uma medida de minimizar as disparidades de gêneros, através da introdução de sistemas de informações atuais nos centros de cidadania da mulher.

Palavras-chave: Mulheres, Cidadania, Totem.


ABSTRACT

This project addresses some issues related to the condition of women in Brazilian society, in the light of the conquest and exercise of citizenship rights. In view of this, this work aims to propose a totem model to be used in women's citizenship centers, in order to facilitate and streamline procedures for issuing and printing personal documents, such as: RG, CPF, CNH, among others. In this way, this work seeks to implement a measure of minimizing gender disparities through the introduction of current information systems in women's citizenship centers.

Keywords: Women, Citizenship, Totem.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        RECURSOS COMPUTACIONAIS        7

3.        PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        7

4.        FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS        8

5.        ESTATÍSTICA        8

6.        LÓGICA        9

7.        DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        9

8.        COMUNICAÇÃO APLICADA        10

CONCLUSÃO.............................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, de acordo com a Constituição de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”, foi exposto conteúdos relacionados à cidadania, no qual passaram a ser invocados em diferentes situações, originando no imaginário coletivo a ideia de uma sociedade igualitária, com leis extensivas e acessíveis a todos.

Diante disto, através da intensificação dos estudos e pesquisas voltados para o conhecimento das diferenças, discriminações e carências das mulheres em todo o mundo. Foram ampliados os canais de discussão sobre temas relacionados às mulheres e reforçando a ideia de que, na construção de um mundo melhor, é fundamental a promoção da igualdade, como direito, entre homens e mulheres.

Desta forma, atualmente, são encontrados são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se estruturar e lutar pelos seus direitos sociais, econômicos e culturais.  Estes espaços são denominados como, Centros de Cidadania da Mulher (CCM), nos quais possibilitam a projetação e o desenvolvimento de projetos que incentivem o estabelecimento de políticas de equivalência, objetivando a potencialização, através do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade.

Portanto, compreende-se que através dos adventos citados, é necessário instrumentos que visam o acesso e participação da mulher no uso das tecnologias da informação e da comunicação como um instrumento para o avanço e o empoderamento da mulher. Diante disto, este projeto visa propor um modelo de totem para centros de cidadania das mulheres, com o objetivo de fornecer aos usuários do CCMs as opções que permitam solicitar serviços de emissão e impressão de documentos, como: RG, CPF, CNH, entre outros. No qual os totens devam possibilitar a geração de senhas, com a finalidade de gerenciar filas e agilizar o atendimento, fornecendo ainda meios de pagamentos através dos mesmos, por meio de cartões de crédito e/ou débito.



  1. RECURSOS COMPUTACIONAIS

O modelo de totem a ser utilizado deverá conter 122 centímetros de altura, 33 centímetros de largura da base e 30 centímetros de profundidade da base. Desta forma, o mesmo apresentará um monitor com dimensões totais de 42 polegadas, para a exibição da senha de atendimento, nas quais apresentará Touch Screen com dimensões de 17 polegadas (Multi-touch / 2 toques / infrared) - Horizontal (4:3).

O sistema operacional utilizado é o Linux, por não apresentar custos adicionais com licenças. O processador deverá ser o Intel Core i3, com memória de 4GB (1x4GB), DDR4, 2400 MHz. No qual o seu disco rígido será o SATA de 500GB 2.5” (7200 RPM). O protótipo apresentará também áudio On-board, impressora de senhas e rede Wireless (Placa de rede Dell Wireless™ 802.11ac + Bluetooth 4.1 – 5 GHz, 1x1).

  1. PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Será desenvolvida uma aplicação web para utilização nos Totens e acesso online (site), uma versão mobile para celulares e tablets.

O primeiro passo será a retirada de senha, na qual as as usuárias do CCMs entram no estabelecimento, interagem com o Totem onde a senha será gerada e impressa para o atendimento. O segundo passo é a espera interativa, na qual enquanto a usuária espera por sua chamada poderá assistir a programas de TV, como forma de minimizar a sua percepção de tempo de espera.

O terceiro passo é a chamada, na qual os atendentes poderão utilizar o próprio computador ou tablet para chamar a próxima senha a ser atendida e a senha aparecerá na TV, destinando as usuárias ao local correto de atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (300.1 Kb)   docx (402.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com