TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Redes

Por:   •  31/5/2022  •  Monografia  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Caro aluno,

Após estudar as 5 unidades desta disciplina e, portanto, aprender sobre a metodologia que engloba a identificação de necessidades e objetivos do cliente e desenvolvimento de projetos lógico e físico, você deverá ser capaz de criar seu próprio projeto de rede local.

Nesta atividade você deverá criar seu próprio projeto de rede para um cliente: um mercado. Ao invés de participar de diversas reuniões ou criar entrevistas, foram compiladas informações suficientes em um texto, resumindo as necessidades e objetivos do cliente.


CONTEXTO DO PROJETO

Um mercado será instalado em um galpão de aproximadamente 60m x 20m e pode ser dividido entre o andar térreo e o mezanino. Igualmente a um mercado tradicional, o andar térreo será destinado ao estoque, entrada de mercadorias e o mostruário dos produtos. A disposição se dá por uma área livre de paredes, apenas com colunas para a instalação de divisórias. Em um dos lados há um mezanino de aproximadamente 10m x 20m destinado à administração e vestiário dos funcionários. O local pode ser melhor apresentado pelas Figuras 1 e 2.

[pic 1]

Fig1 – Andar Térreo (sem escala)

[pic 2]

Fig2 – Mezanino (sem escala)

Os caixas operarão através de uma plataforma comercial própria e um sistema baseado em web service, já os leitores operarão inicialmente com código de barras, mas espera-se migrar para RFID em até três anos.

O cliente deseja que a rede permita a comunicação de todos os 18 caixas aos servidores internos onde são cadastrados preços dos produtos e registro do estoque (servidor de aplicações e servidor de BD), computadores da área administrativa, de câmeras de vigilância com um servidor de imagens, sensores de presença e alarmes, 2 relógios de ponto, balanças para frios e açougue. Oferecer wifi para os clientes e para os funcionários, com exigência de login através de cadastramento no primeiro acesso para fins de propaganda futura. Três terminais de consulta de preços em pontos estratégicos, e disponibilidade para novos pontos. Não há exigências legais ou regulamentares específicas que demandam requisitos para o projeto.

Como é comum na maioria dos projetos, o usuário solicita que não sejam agregados recursos desnecessários ou exagerados no projeto, visando um custo menor. Além disso, em entrevista com o cliente, foram definidos os seguintes objetivos preliminares:
- Serão necessários recursos para proteção do tráfego, acesso não-autenticado/não-autorizado/não-contabilizado aos servidores de dados e de imagens, além de proteções contra vírus e malware;
- Devem ser possível monitorar segmentos de rede específicos, como o enlace WAN, os pontos de venda e um ponto de venda específico. Deverão ser estabelecidos limites e disparados alarmes em caso de anormalidades nos sistemas;
- A rede deve maximizar a vazão de dados, em virtude das transações de cada ponto de venta ao requisitarem um acesso para consulta de preço e atualização do estoque a cada produto comprado.
- O projeto deverá contemplar nomenclatura clara e óbvia, bem como simplicidade e obviedade no projeto lógico e físico, de forma a facilitar não apenas o seu uso, mas também a sua manutenção e identificação de problemas;
- Em virtude das limitações físicas do ambiente disponível, não foram especificados requisitos para ampliação futura.
- A possibilidade futura de uso do RFID aumentaria consideravelmente as demandas de tráfego. Não foi especificado como requisito, mas o futuro uso do VoIP, e a disponibilização de televisões nos corredores com propagandas relacionadas aos produtos de cada setor devem ser consideradas na escolha de cabeamento e configuração de switches;
- A maioria das transações são feitas via cartões de crédito e débito, logo a rede deverá garantir um sistema 24/7 com redundâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (349 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com