TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é WEB 3.0 e qual sua importância na atualidade?

Por:   •  1/10/2022  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o surgimento da internet a Web vem se transformando e evoluiu de acordo com as demandas do contexto histórico. Como percebe-se ao fazer uma breve consulta a essa evolução, essa transformação da Web iniciou-se na década de 90 com a sua versão estática. Em que a sua estrutura se assemelhava com o modelo Broadcasting, onde poucos produziam conteúdos para muitos. Dada a sua característica de dados e informações estáticas que se traduziam em baixa interatividade por parte dos usuários.

Posteriormente, veio a Web 2.0 que se distinguia da anterior, trazendo um conceito diferente, marcado pela produção de conteúdo pelos usuários num contexto em que muitos produziam para muitos consumirem. O usuário deixou de ser um consumidor apenas, passando a ser também o produtor, coprodutor dos conteúdos que circulavam na rede. A grande característica dessa versão foi a interatividade.

Por fim, chegamos à Web 3.0. Aqui temos as características das versões anteriores somadas a inteligência das máquinas. Em que a estrutura das redes passa a ter um papel fundamental, se unindo aos seus usuários e os auxiliando nas tomadas de decisões, produção de conteúdos e gerenciamento de processos. Isso, pois, dado a grande quantidade de dados e informações circulando em contextos diversos e cada vez mais complexos, a nossa capacidade de síntese e busca de informações relevantes para as nossas tarefas diárias se tornou custosa e pouco frutífera. Encontrando os limites de gerenciamento de dados que nós seres humanos temos enquanto usuários da Web. Dessa forma, as ferramentas da Web 3.0 vem solucionar esses problemas, fazendo com que o acesso às informações, bem como sua utilização fosse cada vez mais eficiente nos mais diversos ambientes.

O conhecimento antes acessível apenas a governos e empresas passou a estar disponível para todos com acesso a rede. A alta personalização da Web 3.0 veio democratizar o acesso às informações e entregar para os usuários produtos e dados de maior valor agregado. Nas versões anteriores, as buscas por informações eram baseadas no que o usuário inseria nos buscadores e o retorno baseado no que havia publicado na web. Normalmente buscas demoradas. Não eram buscas com retornos relevantes para o contexto do usuário. Em contrapartida, na versão 3.0 as buscas se tornaram mais rápidas, retornando conhecimento contextualizado para auxiliar os usuários em suas tarefas, apontando uma série de possibilidades de análise e informações relevantes. A Web 3.0 trouxe uma gama de conhecimentos capazes de promoverem mudanças em larga escala para os usuários, organizações, onde promoveu a democratização da capacidade de ação e conhecimento em uma magnitude muito maior se comparada com as versões anteriores da Web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com