TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO USO DA FERRAMENTA SCRATCH

Por:   •  14/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

CAMPUS MANAUS – DISTRITO INDUSTRIAL

MURILO DA SILVA LISBOA

HUERBETY FERREIRA FIGUEIREDO

JOÃO VICTOR PONTES DUTRA

FRANCISCO AMARAL NETO

RELATÓRIO DO USO DA FERRAMENTA SCRATCH

Manaus – AM

2020

MURILO DA SILVA LISBOA

HUERBETY FERREIRA FIGUEIREDO

JOÃO VICTOR PONTES DUTRA

FRANCISCO AMARAL NETO

RELATÓRIO DO USO DA FERRAMENTA SCRATCH

[pic 1]

Manaus – AM

2020

SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO                                                                                         4

DESENVOLVIMENTO                                                                               5

CONCLUSÃO                                                                                       7

                


INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo relatar a confecção de um jogo de nave na plataforma do scratch, com o intuito de incentivar o estudo da linguagem de programação de forma lúdica e fácil compreensão para qualquer público.

 


DESENVOLVIMENTO

O projeto foi desenvolvido com base em vídeos aulas encontradas na plataforma do youtube, mostrando dessa forma que toda e qualquer pessoa em pleno século XXI tem a oportunidade de se familiarizar com o mundo da tecnologia. O projeto em sua essência tem como base uma linguagem de fácil compreensão, pois a plataforma do scratch conta com uma variação muito grande de idiomas. Sem perceber e de maneira intuitiva, a pessoa começa a programar na plataforma.

No referido uso da ferramenta foi desenvolvido um jogo de nave, programado com a utilização de laços de repetição, operações matemáticas e com condição (se).  Todo os objetos como nave, meteoros e as fotos de fundo foram retirados da internet, pois a plataforma permite o uso de imagens em PNG e, a mesma, trabalha de forma muito simples para anexar esses arquivos. O programa também permite a captura de sons, pois foi esse método que foi gravado os sons usados no projeto, como os sons de explosões e tiros.

O jogo permite que o usuário final possa atirar contra meteoros e naves inimigas, movendo a nave para frente, para atrás, para cima e baixo. Toda vez que a sua nave for atingida por um meteoro ou nave inimiga, o mesmo perde uma vida e retorna ao jogo com um tempo de imunidade, tempo esse que pode ser trocado de forma muito simples nas linhas de comandos do código. O usuário é considerado derrotado quando suas três vidas forem suprimidas, dessa forma se dará o término do jogo.

Todo e qualquer usuário que ler as linhas de códigos do jogo terá fácil compreensão, pois todos os comandos se dá usando palavras e conectivos do cotidiano. A ferramenta do scratch permite também o usuário a brincar com os comandos, dessa forma o indivíduo acaba aprendendo de forma autodidata. O scratch também conta com um menu resumido de um conjunto de comandos de mesma lógica de programação, ou seja, se o usuário quer inserir comando de movimento, basta o mesmo buscar no menu à esquerda da tela a palavra “movimento” que o programa mostrará várias opções de comandos, deixando apenas o trabalho de escolha para o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (251.5 Kb)   docx (459.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com