TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso e aplicação de ferramentas de gestão "Balanced Scorecard e Six Sigma"

Trabalho acadêmico: Uso e aplicação de ferramentas de gestão "Balanced Scorecard e Six Sigma". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O objetivo deste trabalho foi, mostrar a utilização e aplicação das ferramentas de gestão “Balanced Scorecard e Seis Sigma”, que são úteis nas empresas. Analisar oportunidades e ameaças, identificado nessas ferramentas de tal forma que venha a acompanhar e adequar seus processo. Esse propósito está em ajudar e auxiliar em alcance de metas, melhoria contínua em seu desempenho, ajustes nos processos, visando sempre um bom desempenho e qualidade, desta forma garantindo sucesso, credibilidade e estabilidade no mercado.

BALANCED SCORECARD E SEIS SIGMA

Diante o estudo dos cap. 12 e 13 do livro-texto “Tecnologia de Gestão” e a aula 7, podemos identificar e compreender que atualmente nas empresas tanto privadas quanto públicas, muitos são os fatores e causas que necessitam do BSC (Balanced Scorecard) e o SEIS SIGMA. Sabemos que e a o BSC é uma ferramenta de gestão importante, que por sua vez, auxilia na tomada de decisão dos gestores, além de estar diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional. Tal propósito está em aumentar perspectivas em relação as suas metas e objetivos, sempre com o foco em permanecer com vantagem competitiva no mercado.

O sucesso de uma empresa está vinculado com suas renovações e estratégias, valorizando seus valores e metas que internamente são estabelecidas. Por isso, que o seu diferencial está em suas formas de trabalho, inovação, visão, missão, princípios e valor que a ela agrega. Com isso, todas tomam um caminho para tentar encontrar uma posição clara e favorável, onde seja possível ganhar mercado e se defender de outras formas que acarretam o ambiente externo.

O BSC sendo uma ferramenta bastante eficaz nessas escolhas, as empresas tentam levar consigo, sempre uma avaliação de desempenho. Essa avaliação vai ajudar no seu caminho organizacional e na determinação de medidas corretas para posições futuras, já que uma das principais preocupações de uma empresa, que se enquadra neste contexto, está na forma em ajustar e alinhar o seu planejamento estratégico, sabendo que com isso, irá definir seus alcances de metas e sucessos nos planos de ações.

Para que o BSC tenha uma grande porcentagem de sucesso, deve se levar em consideração os seus passos, estruturas, perspectivas, e total envolvimento de pessoas, sempre visando o melhor desempenho e satisfação do ambiente externo. São eles:

Passos para o sucesso

• 1° passo: esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa, por exemplo, definir indicadores ligados ao objetivo da empresa a ser líder de mercado daqui a 5 anos;

• 2° passo: comunicar associando objetivos e medidas estratégicas, criando vinculações no envolvimento de pessoas no processo de BSC, definindo responsáveis e declarando os indicadores;

• 3° passo: planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas, para que as pessoas identifiquem quais são as suas contribuições específicas;

• 4° passo: melhor feedback e o aprendizado estratégico, buscando dar suporte nos processos por meio das respostas retornadas, sabendo aprender e receber esse feedback estratégico.

Perspectivas de Medidas Estratégicas:

• 1ª Financeiro: São conjuntos de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos e econômicos. Exemplo: a taxa de redução de custo;

• 2ª Clientes: os indicadores que pertencem e emitem identificação, avaliação e comunicação proposta dentro da empresa, com valor em relação ao segmento de cliente e mercados.

• 3ª Processos internos: os indicadores que estão direcionados aos níveis internos de qualidade na busca pela excelência. Exemplo: índice de redução de defeitos nos produtos ou no retorno de clientes para a manutenção de serviços.

• 4ª Aprendizado e crescimento: é o conjunto de indicadores que visão dar suporte a estrutura do BSC, e motivar funcionários a participarem das decisões da empresa. Podemos citar com complemento, os inúmeros que representam intensidade de inovação de produtos e serviços que os funcionários estão alcançando.

O que o BSC Possui:

O BSC possui estruturação estratégica, sistema de gestão eficiente, indicadores financeiros e não- financeiros (tem o objetivo de trazer átonas coisas intangíveis que proporcionam valores para os clientes).

Através de pesquisas encontramos casos referentes ao conceito do BSC, levando em consideração os seus respectivos sucessos e implicação na gestão dessa ferramenta.

Caso 1:

SUCESSO NO HSBC BANK BRASIL

Um Exemplo de Caso de Sucesso na implementação da metodologia BSC, foi o HSBC BANK BRASIL, que por sua vez, foi o vencedor em 2008 do prêmio “balanced Scoredcard Hall of Fame for Executing Strategy”, com destaque nos seguintes temas:

• Interligação de processos e diferentes áreas de negócios;

• Desdobramento do BSC corporativo para áreas de negócios e suporte,;

• Construção dos “Painéis de Contribuição” de cada área;

• Importância do processo de comunicação da estratégia;

• Importãncia do desenvolvimento de lideranças como foco na estratégia.

Contudo, alcançou resultados ótimos e uma conquista de três anos, de um crescimento de 54% na receita.

Caso 2:

As Implicações na implementação do Balanço Scorecard

Segundo pesquisas realizadas, são vários os fatores que podem impactar no processo de implementação do BSC. Nesse contexto, Letza (1996) desenvolveu uma pesquisa que apontam três companhias, que foram analisadas quanto à implementação do BSC. São elas: MC-Bauchemie Muller GmbH & Co. (materiais de construção), Rexam Custom Europe (especializada emrevestimentos industriais), e a AT&T (companhia de telecomunicações), estas, mostraram implicações de erros e falhas que ocorreram nesse processo. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com