TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de uma ferramenta de gerenciamento de chamado BSC (Balanced Scorecard)

Artigo: O uso de uma ferramenta de gerenciamento de chamado BSC (Balanced Scorecard). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É ESTRATÉGIA?

Segundo Barney, Jay B (2011 p.4) a estratégia de uma empresa é definida como sua teoria de como obter vantagens competitivas, uma boa estratégia é aquela que realmente gera vantagens.

Ou seja, estratégia é a maneira como as empresas buscam alcançar seus resultados, tais objetivos serão atingidos após a organização cumprir uma série de fases de planejamento e análise de forma visionária buscando tomar as melhores decisões pensando também a longo prazo. Faz parte dessas etapas a análise ambiental, pois a empresa deverá conhecer o ambiente em que está inserida e prever possíveis mudanças para que sua estratégia seja eficaz.

Toda organização possui três níveis hierárquicos o estratégico, o tático e o operacional, a estratégia passa pelos três níveis, pois o estratégico traça os objetivos, o nível tático define quais os caminhos e o operacional executa as atividades necessárias para atingir tais metas.

Para alcançar o sucesso e ser competitiva a empresa precisa estabelecer suas diretrizes, através da missão, visão e valores identificando em qual direção pretende seguir, pois desta forma será possível detectar as possíveis mudanças e identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.

Após a empresa formular suas estratégias ela poderá utilizar uma ferramenta de gestão chamada BSC (Balanced Scorecard).

O Balanced Scorecard modelo gerencial desenvolvido por Kaplan e Norton, tem entre os seus princípios transformar a estratégia em um processo contínuo e, através da utilização de medidas de desempenho, estabelecer uma relação de causa e efeito entre a estratégia e a operação. “O Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica” (Kaplan e Norton, 1997, p. 2). As medidas propostas pelo Balanced Scorecard são compostas tanto por critérios objetivos quanto subjetivos, entre eles elementos comportamentais, como a motivação.

As empresas podem aplicar o BSC criando primeiramente um mapa estratégico que é descrever a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas):

Objetivo estratégico

O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.

Indicador

Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos:

• Ser claro, transmitir informação clara e confiável sobre o evento a analisar;

• Fácil de obter, mediante o acesso intuitivo a uma aplicação informática;

• Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados;

• Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;

• Ter a sua unidade de medida corretamente identificada: números absolutos (n.º), percentagens (taxas de crescimento, pesos) (%), dias, horas, valores ...;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com