TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SaaS: Uma Perspectiva Empresarial

Por:   •  8/6/2020  •  Monografia  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Com a promessa de prover serviços de TI de forma flexível e por meio da internet, a Computação em Nuvem surge como um novo paradigma computacional. Dentre os tipos de serviço de Computação em Nuvem, encontra-se, hoje, o Software como Serviço (ou SaaS, do inglês Software as a Service) e a sua relevância no contexto de Computação em Nuvem é o fator motivador para o presente trabalho analisar este componente isoladamente.

Tanto as formas de distribuição tradicional quanto as formas de distribuição de Software como Serviço possuem pontos positivos e negativos. Nota-se, em geral, a falta de estudos e pesquisas que comparam os SaaS com os tipos tradicionais de distribuição de softwares, seus usos e aplicações, suas perdas e ganhos.

Neste trabalho propõe-se a analisar os modelos de Software como Serviços e fazer o mesmo com os softwares de comercialização tradicional para demonstrar os benefícios que o SaaS apresentam em relação ao modelo tradicional. Através dos resultados obtidos por meio de um questionário pretende-se apontar os benefícios trazidos pela aquisição de um software como serviço e os desafios que os SaaS enfrentam atualmente, atentando-se tanto para as necessidades do fornecedor como para as necessidades do consumidor.

Este trabalho poderá auxiliar as pequenas e médias empresas que estejam diante da decisão de adoção de SaaS, ao passo que elas podem utilizar os dados aqui apresentados e iniciar sua análise a partir das respostas dos das empresas entrevistadas. Da mesma forma, prestadores de serviço de SaaS poderão fazer uso deste trabalho para identificar as oportunidades de identificar as deficiências e fatores que influenciam  os clientes na adoção do SaaS podendo assim  propor melhorias em suas ofertas de SaaS.

Palavras-chave: SaaS; Software como Serviço; Distribuição de softwares; Tipos de software; Tecnologia da Informação; Cloud computing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com