TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS PERSPECTIVAS EMPRESARIAL, HOSPITALAR E NA PRÁTICA INCLUSIVA

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 1]

ANA BISPO DA SILVA RODRIGUES

 

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS PERSPECTIVAS: EMPRESARIAL, HOSPITALAR E NA PRÁTICA INCLUSIVA

TAGUATINGA – TO

2018

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 2]

ANA BISPO DA SILVA RODRIGUES

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS PERSPECTIVAS: EMPRESARIAL, HOSPITALAR E NA PRÁTICA INCLUSIVA

Artigo Científico Apresentado à Universidade de Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pedagogia Empresarial e Dinâmica de Grupo.

TAGUATINGA – TO

2018


FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS PERSPECTIVAS: EMPRESARIAL, HOSPITALAR E NA PRÁTICA INCLUSIVA

Ana Bispo da Silva Rodrigues[1]

RESUMO

A globalização trouxe ao mundo muitas mudanças, inclusive no campo profissional. A atuação de determinados profissionais não se limita somente à um local único e sim cria inúmeras possibilidades abrindo o leque de atuação deste profissional, dentre essas pessoas está o pedagogo que pode atuar tanto no ramo escolar, como também empresarial. Prova disto é este trabalho que mostra este profissional atuando nas empresas e também no campo hospitalar, desenvolvendo atividades voltadas para o campo inclusivo, auxiliando pessoas que às vezes estão a mercê desta sociedade que se preocupa muito com o individualismo. Para a confecção foi necessário realizar uma busca literária sobre o tema proposto, principalmente sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares, fazendo uso de alguns autores, podendo informar: Espindola (2016); FAVED (2014); Gimenes et all. (2014); Nunes (2011) e Silva (2012).

Palavras-chave: Atuação profissional. Pedagogo. Profissional.

Introdução

        Com a globalização as pessoas que atuam no mercado de trabalho tiveram de se capacitar profissionalmente na busca por um currículo capaz de disputar uma vaga de emprego que está cada vez mais disputado.

        Um dos fatores interessantes nesta nova corrida pelo emprego a nível mundial está relacionado à inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, dando-lhes o devido valor perante a sociedade e também tratando-os com igualdade, pois afinal de contas são seres humanos como todas as pessoas, só se diferencia por conterem algumas diferenças físicas e ou mentais.

        Deve-se frisar que o pedagogo é um profissional que atua no mercado de trabalho sobre uma gama de oportunidades, não ficando a mercê somente da área educacional que acaba sendo o local onde este profissional tem menor reconhecimento e também remuneração.

        Para tal este trabalho tem como objetivo primordial demonstrar sobre a atuação do pedagogo em locais ambientes fora dos muros da escola, podendo citar as empresas, os hospitais, os presídios e sempre trabalhando com uma prática inclusiva que tem grande importância na atualidade.

Para a confecção foi necessário realizar uma busca literária sobre o tema proposto, principalmente sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares, fazendo uso de alguns autores, podendo informar: Espindola (2016); FAVED (2014); Gimenes et all. (2014); Nunes (2011) e Silva (2012).

A formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares

        Os cursos de Licenciatura em Pedagogia atualmente têm como cunho a formação de profissionais para atuarem tanto dentro das escolas, quanto em espaços não escolares, podendo informar, as empresas, os hospitais, os abrigos, os presídios e muitos outros locais que trabalham com projetos e também com a inclusão dessas pessoas na sociedade.

        Fica claro e evidente que o trabalho com crianças que possuem doenças crônicas e que necessitam de cuidados especiais, surte um efeito positivo no seu tratamento médico, trazendo-lhe dignidade e valorizando-as como seres humanos.

        No Brasil primeiramente surgiu a classe hospitalar que se tratava de crianças impossibilitadas de freqüentarem as escolas, tinham um acompanhamento dentro dos hospitais, mas em seus próprios quartos. Contudo, SANT’ANNA, PINTO E SOEIRO (2001) apud FAVED (20154, p. 33), contribui que:

(...) a Pedagogia Hospitalar surgiu devido à necessidade de a criança continuar seus estudos após a enfermidade que era acometida fosse ela física como as mutilações das guerras como também as doenças patológicas do tipo hanseníase e tuberculose, a escola teve que ir até estes alunos de forma conjunta com a saúde.

        Concordando com os autores, que as pessoas devem partir do mesmo estado de direito, nota-se que o olhar para estas pessoas começou a ter um efeito, voltado para a inclusão, ou seja, já à muitos anos na sociedade existem práticas que se assemelham e são tidas como de inserção de pessoas excluídas em ações que eles nunca haviam vivenciado.

        Inclusive a inclusão está descrita na CF de 1988, dando direitos aos cidadãos que possuem dificuldades de transitarem para as escolas, trazendo a pedagogia para dentro dos hospitais, além de formar profissionais que desenvolvam este trabalho, pautado pela humanização dos enfermos além de propiciar à este público os direitos de igualdade para com o restante das pessoas da sociedade.

        Outro local de atuação do pedagogo são as empresas, onde este profissional consegue desenvolver ações que possibilita tanto o crescimento dos colaboradores da empresa, quanto dos proprietários.

        Diante desta informação, o conceito de Pedagogia Empresarial é explicitado em SILVA (2012, p. 1), como sendo:

(...) a parte da Pedagogia aplicada às relações existentes em uma empresa, independente de seu porte, com vistas a gerar mudanças no comportamento de seus integrantes, de modo a melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal. As atribuições tradicionalmente ligadas ao Departamento de Recursos Humanos cabem ao pedagogo, cujos conhecimentos o qualificam a interagir com todos os setores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com