TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Somador Subtrator 4 bits

Por:   •  28/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Faculdade de Computação

Laboratório de Sistemas de Computação

Experiência: Somador/Subtrator usando o complemento de 2, além da própria construção do bloco.

Nome: Daniel Diniz da Silva

Matrícula: 202104940004

Data: 25/08/2021

 Objetivo da experiência

Essa experiência tem como objetivo montar um bloco somador de números de 4 bits utilizando o logisim, além de montar um somador que faça subtração por meio do complemento de 2. Essa experiência vai fortalecer o conceito do complemento de 2 e mostrar a possibilidade de fazer um somador e subtrator ao mesmo tempo.

Descrição da experiência

A primeira parte dessa experiência foi montar um circuito somador entre 2 números de 4 bits e, após isso, criar um bloco a partir desse circuito. A montagem do circuito ficou da seguinte forma:

Bloco somador de 4 bits

[pic 2]

Testando o circuito para os números (0111) + (0011) = (1010) ou (7) + (3) = (10) em decimal.

[pic 3]

Então como pôde ser visto, na saída S3 e S1 ativou o bit 1, dessa forma, tendo como resultado o número (1010). Portanto, o somador está funcionando corretamente.

Após a montagem do circuito, obtém-se o bloco desse circuito que fica dessa forma:

[pic 4]

Onde os pontos azuis são todas as entradas disponíveis (9 entradas – 4 bits, 4  bits e o Carry in) e os vermelhos são as saídas disponíveis (5 saídas)

Após o término do bloco somador, a segunda parte da experiência foi elaborar um circuito que faça o complemento de 2 para um número de 4 bits. Antes de mostrar o circuito, é preciso entender como funciona o complemento de 2. O complemento de 2 é uma forma de fazer subtração entre 2 números usando soma, onde o segundo número da equação tem seus bits invertidos e, após isso, soma-se 1. Com base nisso, obtém-se como resultado o número em complemento de 2.

Bloco de complemento a 2

Após a explicação de como funciona o complemento de 2, o circuito ficou da seguinte forma:

[pic 5]

Esse circuito usa 4 somadores e como principal diferencial, 4 portas XOR na frente de cada somador. As portas XOR servem perfeitamente para o intuito do complemento de 2, que é basicamente inverter os bit do número. No entanto, precisa-se criar uma entrada como chave inversora que vai se ligar na porta XOR junto dos bits do número, essa ação fará essa entrada funcionar como um inversor. Esse inversor de 4 bits funciona apenas para números negativos de -1 à -8, pois a representação para números inteiros negativos abaixo de -8 é com 5 saídas (onde essa saída conta como bit de sinal).

Aplicando complemento de 2 no número 1000 (8), tem-se:

[pic 6]

O complemento de 2 aplicado em 1000 (8) = 0111 (inversão nos bits) = 0111 + 1 = 1000 (-8). Ou seja, o número binário 1000 é igual na sua forma negativa.

Segundo teste aplicando o complemento de 2, agora no número 0100 (4), tem-se:

[pic 7]

Aplicando o complemento a 2, o número 0100 (4), inverte-se, obtendo 1011 e, então, soma-se 1 e, finalmente, resultando 1100 (-4). Após isso, percebe-se que o circuito está funcionando corretamente como um inversor de um número de 4 bits.

Dessa forma, obtém-se o bloco inversor desse circuito:

[pic 8]

Apresenta 6 entradas (1 para chave inversora, 1 para o complemento a 1, e as outras 4 para o número) e 4 saídas (que mostra o resultado em complemento de 2).

Circuito Somador-Subtrator

Para finalizar, como última parte da experiência, basta elaborar um circuito que faça subtração usando o bloco somador feito na primeira parte da experiência e o bloco inversor de complemento de 2 feito na segunda parte da experiência. Com base nisso, tem-se:

[pic 9]

Então, esse circuito soma esses 2 números de 4 bits (A3,A2,A1,A0 e B3,B2,B1,B0) e também faz a operação de subtração quando ativada (bit em 1) a entrada Chave subtratora e a entrada de Complemento de 2, ambas ligadas ao inversor para fazer o processo de inversão do número e somar 1. Além disso, nas saídas deve se atentar a última saída (denominada Complem.) pois essa saída durante a operação de subtração ativará em 1 e, por isso, durante o processo de subtração esse bit vai ser desprezado conforme feito em processadores (isso será explicado melhor com os exemplos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (948.8 Kb)   docx (523.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com