TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA PLATAFORMA ARDUÍNO COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO INICIAL A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade acadêmica de Serra Talhada

Curso sistemas de informação

O USO DA PLATAFORMA ARDUÍNO COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO INICIAL DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Aluno: Ana Paula Pereira e silva

Armando Feijó

João Paulo Galdino

Professora: Jailze Oliveira Santos

O USO DA PLATAFORMA ARDUÍNO COMO FACILITADOR NO APRENDIZADO INICIAL A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Aluno: Ana Paula Pereira e silva

Armando Feijó

João Paulo Galdino

Professora: Jailze Oliveira Santos

Projeto de pesquisa elaborado na disciplina de metodologia, no curso de sistemas de informação na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) com orientação da Professora Jailze Oliveira Santos.

Introdução

Este projeto tem o objetivo de identificar possíveis resultados da utilização do Arduino, como instrumento facilitador da aprendizagem da linguagem de programação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de SERRA Talhada, onde temos um alto índice de reprovação e evasão do curso.

A linguagem de programação em uma disciplina de vários cursos na graduação especificamente na área da informática, sendo que sua aprendizagem é muito difícil, embora exista varias ferramentas que possa facilitar essa aprendizagem, mais ainda existem muitos problemas a ser solucionado, como o uso do Arduino em parceria com a programação proporcionaria ao aluno tanto no desenvolvimento de sistemas, como nos sistemas embarcados para robôs. Aluno seria introduzido ao mundo da automação, podendo criar, inovar e contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico.

O Arduino facilitaria a aprendizagem de forma que o aluno teria melhor compreensão a dinâmica de execução de um programa, dos conceitos e comportamentos das estruturas, da localização e resolução de erros. Com a utilização dessa Plataforma pode tornar o ensino de programação mais prazeroso, eficiente, eficaz e atrativo. Desta forma, os estudantes poderão compreender os conteúdos abstratos dessas disciplinas por meio de projetos práticos e conseguindo um melhor desempenho acadêmico.

Problematização

Qual contribuição à plataforma Arduíno proporcionaria ao ensino inicial da linguagem de programação no Curso de Bach. em Sistemas de Informação (UFRPE/UAST)?

Hipótese

A plataforma Arduíno se consolida como um facilitador no inicio do aprendizado a linguagem de programação no Curso de Bach. em Sistemas de Informação (UFRPE/UAST), pois proporciona compreender a dinâmica de execução de um programa dos conceitos e comportamentos das estruturas e localização e resolução de erros e também o estimulo do aluno de programação de computadores em aprender tal quesito.

Objetivo

  • Objetivos Gerais: Conhecer os benefícios da plataforma Arduíno no ensino inicial da linguagem de programação no Curso de Bach. em Sistemas de informação (UFRPE/UAST).

  • Objetivos Específicos:

- Verificar se outras instituições fazem uso da plataforma Arduíno na Educação em específicos às disciplinas de programação de computadores;

- Compreender o quanto a plataforma Arduino auxilia no aprendizado de programação de computadores para iniciantes;

Referência Teórica

História do Arduíno

O Arduino surgiu em 2005, na Itália, com um Professor Massimo Banzi, que tinha como objetivo de ensinar eletrônica e programação  para seus alunos do Curso de Design, visando usar os seus projetos de arte com interatividade e robótica. Ele teria o desafio de ensinar robótica e programação para pessoas que não tinha nenhum conhecimento na área e também encontrar placas poderosas e baratas no mercado.

Foi pensando nisso que Massimo e David Cuatielles decidiram criar sua própria placa, com ajuda do seu aluno, David Mellis, onde o mesmo ficou responsável pela criação da linguagem de programação para o Arduino. Com essa placa pode fazer coisas incríveis e sendo uma da mais utilizadas no mundo da eletrônica.

O que é o Arduíno?

 Segundo Banzi, o Arduino é uma plataforma open-source(código aberto) de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

Em termos práticos, um Arduino é um pequeno computador que você pode programar para processar entradas e saídas entre o dispositivo e os componentes externos conectados a ele. O Arduino é o que chamamos de plataforma de computação física ou embarcada, ou seja, um sistema que pode interagir com seu ambiente por meio de hardware e software (MCROBERTS, 2011).

De acordo com (EVANS, NOBLE E HOCHENBAUM, 2013) Sua popularidade cresceu rapidamente quando o grande público percebeu que o Arduino era um sistema de fácil utilização, de baixo custo e que poderia ser usado em seus próprios projetos, bem como era uma excelente introdução para programação de microcontroladores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com