TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso dos servidores proxy

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO JOSÉ

Jeneffer Farias Bora e João Pedro Menegali Salvan Bitencourt

Proxy Reverso

São José

2018

Sumário

1. Introdução

2. Proxy
        2.1. Uso dos servidores proxy
        2.2. Implementação dos servidores proxy


3. O proxy reverso

3.1. Utilização do proxy reverso com servidores web
3.2. Forma de funcionamento do proxy reverso

4. Implementação
    4.1. Ambientes de implementação
    4.2. Configuração do proxy reverso
    4.3. Testando o proxy reverso

5. Conclusão

6. Referências bibliográficas


1. Introdução

Cada vez mais o mundo corporativo caminha para os sistemas em plataformas web por conta da facilidade de estarem acessíveis através de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet. Dado este fato, surge uma grande demanda da estrutura de segurança, uma vez que os dados das empresas estarão disponíveis não apenas para o ambiente interno mas, também, para qualquer lugar do mundo que disponha de acesso à Internet. Diante deste cenário, a demanda por servidores de proxy reverso tem aumentado. Isso pode ser justificado pelo fato desse funcionar como medida de segurança para qualquer servidor na rede, sendo que uma das principais demandas de uso são as implementadas na plataforma web.

Esse relatório tem por objetivo explicar o funcionamento do proxy reverso. Demonstrando de forma teórica e, posteriormente na prática, os funcionamentos e aplicações do proxy reverso. Para melhor desenvolver o conteúdo deste relatório foram criados testes práticos que serão demonstrados ao longo das seções 3 e 4.

A estrutura deste relatório possui 6 seções. E ao longo das seções os conteúdos serão abordados de maneira a tentar garantir ao leitor uma melhor compreensão acerca do conteúdo de proxy reverso.

Primeiramente, será feita uma introdução sobre proxy e suas formas de uso. Posteriormente, os de proxy reverso e, em seguida, será abordado o conceito do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol), devido à sua ampla utilização com esse tipo de recurso.  

Será abordado, também, os cenários que demandam a utilização de proxy reverso, bem como a demonstração do funcionamento do mesmo atuando na segurança da rede e também em serviços orquestradores  de contêineres na função de balanceamento de carga. [a]
        

2. Proxy

Em redes de computadores, um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições feitas por um cliente. O cliente conecta-se ao servidor proxy solicitando algum serviço como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente e o proxy avalia essa solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade. Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento aos sistemas distribuídos podendo ser utilizados em um série de funções dentro de uma rede, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato entre outros.

Podemos afirmar que a grande maioria dos proxies utilizados são os do tipo proxy web pois facilitam o acesso aos conteúdos WWW (world wide web).

Na figura 1 há o esquemático do princípio de funcionamento do proxy web.

                

[pic 1]

Figura 1 - Princípio de funcionamento do proxy web

Fonte: http://www.iconinfo.com.br/novo/images/proxy.png 

Um servidor proxy pode atuar, também, como um servidor que armazena dados em forma de cache, assim, quando há uma requisição do cliente, ele pode disponibilizar as respostas mesmo sem se conectar ao servidor especificado.          

Um proxy de cache HTTP, ao receber uma requisição do cliente de um documento na World Wide Web, procura por esse documento na cache  e, ao encontrar, a requisição é atendida e o documento é retornado imediatamente ao cliente, caso o documento não seja encontrado, o proxy busca pelo documento em um servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache.
        Isso permite uma diminuição na latência, uma vez que quem é requisitado é o servidor proxy e não o servidor original e também diminuição do uso da largura de banda.

        2.1 Uso dos servidores proxy

        Podemos dizer que uma das principais justificativas de implementação de servidores proxy é a de trazer mais segurança à rede, monitorando e filtrando os dados que por ela trafegam.

  [...] Vulnerabilidades – foram registradas 1.432 novas vulnerabilidades, um crescimento em torno de 12% do total conferido no ano de 2002. 80 % das vulnerabilidades são exploradas remotamente, o que incrementou as ameaças de alto risco em 6%, e as de médio risco em, 24%. As vulnerabilidades em aplicações web cresceram 12% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Novamente, os sistemas Microsoft tiveram um grande número de vulnerabilidades exploradas, e também erros introduzidos em códigos de programas como Apache, Sendmail e OpenSSH. (PEIXOTO, 2003).  

         E, a cada ano, mais e mais estes números têm tido um alto crescimento. Perante estas ameaças o interessante não é somente investir somente em um servidor firewall, mas também em um servidor Proxy.

Para além das questões de segurança, podemos utilizá-lo para controle de conteúdo e também para melhorar o desempenho da rede, a exemplo os servidores proxy web (um dos usos mais comuns de proxy) que aceleram as requisições de serviços recuperando o conteúdo salvo de uma requisição anterior realizada por qualquer cliente da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (779 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com