TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O perfil de vanguarda na área de TI

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

O perfil de vanguarda na área de TI
Janete Teixeira Dias

2 de julho de 2004 

Uma das principais preocupações que permeiam a formação de um profissional, seja qual for o contexto em que ele estiver atuando, é quanto à adequação de seu perfil às necessidades do mercado. Não é à toa que uma das coisas que boa parte dos profissionais vive se perguntando é: “Possuo as competências necessárias para atuar na minha profissão?”.


Na área de Tecnologia da Informação, gostaria de enfatizar os principais desafios enfrentados por quem atua hoje nesse mercado. As competências, consideradas de vanguarda na área de TI, podem ser abordadas a partir de quatro aspectos: conhecimentos, habilidades, atitudes e interesse.

Quanto aos conhecimentos, o que temos verificado é uma grande demanda comercial em relação às linguagens que seguem uma metodologia de orientação a objetos, como Java, ASP, Delphi, Visual Basic e .Net. É verdade que Fortran, Pascal, Cobol e Assembly ainda têm seu espaço, mas foram mais populares em outros tempos. Atualmente, é mais difícil achar alguém especializado nessas linguagens.

A modernização das empresas vem exigindo a absorção de novas tecnologias. É importante que o profissional crie um portfólio de conhecimentos, estabelecendo um diferencial em seu currículo. Para isso, ele deve absorver o que há de melhor, não só nas linguagens e ferramentas mais modernas, mas também naquelas que já não estão em tanta evidência.

Outras áreas interessantes são as de redes (cabeadas ou sem fio) e de segurança da informação. Ambas encontram-se em expansão por causa da junção dos recursos de TI com os de telecomunicações. Somados a isso estão os desafios que surgem por intermédio das ferramentas utilizadas na área de Business Intelligence.

Formação ampla 

Um grande profissional de TI deve ampliar seus conhecimentos gerais constantemente e não se preocupar apenas com o saber técnico, desenvolvendo uma visão sistêmica da realidade na qual está imerso. Uma das prioridades é conhecer muito bem a empresa onde estiver trabalhando, contribuindo de modo integrado com as demais áreas durante a consecução dos objetivos corporativos.

Quanto às habilidades, algumas foram se consolidando ao longo do tempo como estratégicas para o profissional de TI. Às vezes, embora o desenvolvimento de tais características exija um árduo esforço do indivíduo, o investimento sempre valerá a pena quando se tratar de superar a si próprio.

Na Era da Informação, aquele que atua em TI precisa ser um bom transmissor de suas idéias, além de possuir grande habilidade de negociação, pois estará interagindo com clientes internos e externos. Desse modo, espera-se que ele entenda as demandas e apresente soluções. Hoje em dia, um perfil voltado para os negócios é o ideal.

Como resultado dos processos de downsizing e a tendência de as empresas trabalharem com grupos cada vez mais enxutos, é fundamental que o profissional de TI aprenda a trabalhar em equipe. Isso inclui atuar com profissionais de outras áreas, que necessitem das ferramentas de tecnologia para executar suas tarefas.

Neste início de milênio, dinamismo, iniciativa e muita flexibilidade são atitudes bem-vindas nas empresas, além da busca constante do aprendizado em sintonia com as necessidades do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com