TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O primeiro software criado: o histórico da computação

Artigo: O primeiro software criado: o histórico da computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

O Primeiro Software Criado: História da Informática

Pode-se dizer que os primeiros computadores do mundo, caso do ENIAC americano e Z3 alemão, trouxeram os primeiro softwares do mundo. Representavam verdadeiras montanhas repletas de válvulas capazes de ocupar algum pequeno prédio de quatro andares. A programação era elaborada por técnicos que ligavas e desligavam os cabos de acordo com tomadas de decisões pré-estipuladas.

ENIAC Americano

ENIAC Americano

Primeiros Codificadores de Software

Na atualidade, os softwares são desenvolvidos com linguagem específica de programações armazenáveis até mesmo em pequenos chips menores do que o dedo mindinho. Se for levado em consideração este tipo de software, se pode dizer que a primeira definição aceita no mundo acadêmico surgiu na Inglaterra, no ano de 1948, três anos após a Segunda Grande Guerra. A definição matemática era baseada pelo matemático húngaro John Von Neumann (1903-1957). Interessante notar que a história aponta que cem anos antes de Neumann publicar a formulação matemática uma mulher já havia idealizado o primeiro conjunto de programação do mundo. A condessa Ada Lovelace (1815-1852), filha de Lorde Byron, desenvolveu espécie de computador mecânico com apoio do investidor visionário Charles Babbage. No ano de 1943, ela entregou para ele cartas com os programas escritos no sentido de desenvolver a Máquina Analítica de Babbage, que nunca saiu do papel.

primeiros-codificadores-de-software-1 primeiros-codificadores-de-software-2 primeiros-codificadores-de-software-3 primeiros-codificadores-de-software-4 primeiros-codificadores-de-software-5 primeiros-codificadores-de-software-6

Compiladores e Softwares

Para compilar programa se faz necessário possui algum compilador, que também é um tipo de programa. Alguns especialistas apontam que os primeiros compiladores foram escritos na primeira montagem ou código de máquina. No entanto, os pilotos tinham de ser programados de alguma forma! Os computadores possuem interruptores e isso permitiu virar a chave para indicar os bits.

Compiladores e Softwares

Compiladores e Softwares

BOOTSTRAPPING – BOOTLOADER

Existem pensadores que apontam a primeira criação de software escrita juntos com os códigos da máquina-prima. A ideia ficou conhecida como BOOTSTRAPPING. Suponha que exista na máquina algum processador, um pouco de memória flash, e disco rígido. Normalmente, o processador está configurado para carregar o simples sistema operacional intitulado BOOTLOADER, de um local fixo na memória não volátil (por exemplo, CMOS ou flash). Este sistema operacional é simples e possui a estrita funcionalidade suficiente para apontar ao computador o local do disco no qual existe a vida real do sistema operacional. O sistema pode se transformar em outros dispositivos e carregar programas com maior nível de complicação até que o sistema operativo seja instalado e funcione. O BOOTLOADER foi escrito em código de máquina-prima e codificação para dentro da máquina. Os programas eram executados com os escritos de código de máquina. A ação era incrivelmente lenta e tediosa para o trabalho entre todos os envolvidos nas rotinas de produção.

BOOTSTRAPPING - BOOTLOADER

BOOTSTRAPPING – BOOTLOADER

Apesar de existirem diversas histórias para a primeira codificação, grande parte dos especialistas aponta que o primeiro montador escreve código simples da primeira maquina. Na sequência surgiram outros montadores que não somente emularam o sistema como também evoluíram os mesmos no sentido de desenvolver novos maquinários. Quando existe processo de montagem simples não se faz necessário escrever os códigos de máquina novamente. Montadores podem apenas continuar a escrever a codificação na montagem! A partir deste ponto, montadores podem construir linguagens de programação mais complexas, escrevendo o primeiro compilador com as ferramentas existentes (a montadora, por exemplo) para obter funcionalidade disponível o suficiente para que o compilador faça a programação básica. Usa-se o compilador para escrever a linguagem de programação em si, e utilizar o mesmo truque para construir trabalho anterior no sentido de obter algo maior e mais frio. Esta técnica é usada ainda hoje – a maioria dos compiladores é escritos na linguagem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com