TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas do Descarte de Remédio no Lixo

Projeto de pesquisa: Os Problemas do Descarte de Remédio no Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 5

PORTFÓLIO INDÍVIDUAL

“Os Problemas do Descarte de Remédio no Lixo‘’

Portfólio individual do curso de superior tecnólogo de gestão ambiental, na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. Na disciplina Introdução à Gestão Ambiental

.

Oriximiná-PA

2013

INTRODUÇÃO

O tema a ser abordado e os “Problema do descarte de no lixo”, é um assunto de muito interesse á população.

Todo medicamento faz bem a saúde, quando estamos doentes, mas quando acaba o tratamento os medicamentos ficam ai surgem, os problemas, o que fazer com esses medicamentos, que não vão ser mais usados.

A maioria da população não tem conhecimento ou não sabe o que fazer, com os medicamentos, e nem sabe como descartá-los.

Isso mostra que a população não tem informação de como da um destino final ao medicamento que esta em sua casa, já vencidos.

A pesquisa mostra de que maneira devemos descarta os medicamentos, vem mostrar como ele é prejudicial ao meio ambiente, quando jogado de forma incorreta no lixo domestico e no vaso sanitário.

Os medicamentos jogados no meio ambiente prejudicam os animais, os seres humanos e as plantas, a população não sabe que se descartar os medicamentos de maneira incorretos pode causar danos ao meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO

Uma das alternativas para diminuir a geração de resíduos medicamentos, é a venda de remédios fracionados, no entanto a lei que regulamenta essa ainda não saiu do papel.

Isso nos faz pensar no racionamento de medicamentos, também como uma ecológica, já que podemos deixar menos resíduos medicamentos nas áreas sanitárias

Os medicamentos têm componentes resistentes que se não forem tratados acabam voltando para a nossa casa e a gente pode ate consumir águas com resto de remédios, por serem jogados nos esgotos, pois no município de Oriximiná, não há e tratamento de esgoto é despejado direto nos rios, de onde são retirados pelo abastecimento de água do município, que será distribuído para a população sem nem um tratamento adequado.

O descarte desses medicamentos inadequado no meio ambiente eles podem contaminar o solo e os lençóis freáticos e a população, atraindo insetos e animais.

Quantos os medicamentos chegam aos lixões, eles entram em contato com muitas bactérias, que são muitos resistentes aos antibióticos e outros remédios.

Por falta de conhecimento da maioria da população, o destino desse resto de medicamentos acaba sendo a pia da cozinha, o vaso sanitário ou o lixo comum.

Os componentes químicos dos remédios vão parar nas águas, solos e são consumidos por animais que depois nos consumimos em nossa alimentação.

Os medicamentos contêm substâncias químicas muito resistentes, portanto não devem ser descartados no lixo ou na rede esgoto, permanecendo no meio ambiente por longos períodos. Isso pode acarretar dois sérios riscos a população e a natureza.

O primeiro é a contaminação dos recursos hídricos, e o outro é que esses produtos acabam com o microorganismo menos fortes, deixando vivos apenas os mais resistentes.

Assim, uma bactéria presente em de rio que contenha traços de antibióticos podem adquirir resistência a essas substancias.

Jogar medicamentos no lixo domésticos, pia, vasos sanitários e outros, também causam problemas ao meio ambientes, como a contaminação do solo, rios e a flora como um todo.

Também a fauna sofre a contaminação como: animais domésticos e silvestres que infelizmente e comum vê se alimentando em lixões e aterros sanitários da prefeitura.

Se para o ser humano, ingerir um medicamento errado ou vencido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com