TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um computador e como ele apareceu?

Projeto de pesquisa: O que é um computador e como ele apareceu?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

A INFORMÁTICA

O que é um computador e como surgiu?

Como a maioria das descobertas tecnológicas, os computadores também foram desenvolvidos inicialmente para fins militares. Assim, cientistas norte-americanos projetaram, com financiamento do exército, o Computador e Integrador Numérico Eletrônico (Eletronic Numerical Integrator and Computer) ou ENIAC, o primeiro computador eletrônico.

O ENIAC foi o primeiro computador eletrônico a existir após ele surgiu quatro novas gerações a que está até hoje no mercado a a geração de 1983 o Lisa criado pela APLLE.

GERAÇÃO ATUAL.

Esta última década do milênio teve numerosas inovações tecnológicas. A velocidade dos processadores (nos PCs já chegou a 1 gigaherzt); a grande capacidade de armazenamento de dados dos HDs (de 10, 12, 20 ou mais gigabytes); o DVD que pode acumular uma quantidade dez vezes maior de informações do que o Cd-rom; os notebooks, laptops, palmtops; os sistemas operacionais Windows e o Linux e muitas outras inovações em equipamentos que surgem a toda hora.

Computador e toda máquina que tem a capacidade de armazenamento dentro de si e consegue controlar outras maquinas, as mais usuais são as usadas em casa por pessoas comuns, os chamado microcomputadores, notebooks, laptops, palmtops, tabletes entre outros.

O COMPUTADOR E SEUS COMPONETES.

Bem se sabe que não existe uma única peça chamada computador e sim um conjunto de aproximadamente sete (7) partes, que são os mais básicos, porem duas (2) partes mais importantes o Hardware e o Software.

Hardware é tudo aquilo físico que você pode tocar com as mãos.

Software por outro lado é todo o conjunto de programas que faz os Hardware funcionar.

Compreender-se por hardware as outras sete (7) partes do computador são eles:

1 – Monitor;

2 – Modem;

3 – CPU (central de processamento de dados) ou Gabinete;

4 – Mouse;

5 – Alto Falantes (caixinhas de som);

6 – Impressora; e

7 – Teclado.

Abaixo está descrito e poucas palavras como funciona cada uma destas peças.

O monitor funciona como uma televisão que transmite tudo que e feito pelo usuário toda informação gráfica visual parada ou em movimento e transmitida para o monitor, com a evolução da tecnologia os monitores estão cada vez mais leves e com uma resolução melhor para seus usuários diários.

O modem é um periférico para que o usuário possa navegar na internet com uma linha discada via telefone ou banda larga.

A CPU (central de processamento de dados) ou Gabinete, funciona como cérebro com computador, neste gabinete está toda a parte logica do computador e a mais importante da CPU é o microprocessador, nele passa todas as informação do computador desde uma simples letra digitada a um filme.

Dentre estas peças encontra-se também a memória Ram, onde a mesma é responsável pelo armazenamento temporário de informações enquanto o computador estiver ligado, ela é reiniciada toda vez que o computador e desligado.

Quase todas as outras peças são ligadas ao CPU ou gabinete, na CPU na sua parte traseira está localizada as entradas para os outros periféricos ou dispositivos.

O mouse é um pequeno dispositivo que fica fora do computador ele e um Hardware de manuseio, através dele controlamos o que está no monitor com o curso ou seta como e mais conhecido.

As caixinhas de som ou Alto falantes o nome já fala é um dispositivo de áudio para que o mesmo reproduza o som que o computador está emitindo.

As impressoras sai periféricos de saída de um computador, através dela podemos colocar no papel o que está no monitor do computador, de um simples texto até as fotos com mais qualidades, existem vários tipos de impressora porem se destaca entre elas a laser e as de jato de tinta.

O teclado e um dispositivo ou periférico de entrada, através dele inserimos informações no computador, divido em partes numéricas e alfanuméricas ele faz quase as mesmas funções do mouse com menos agilidade, possui teclas especiais para serem usadas em programas especifico.

Dentro do Gabinete também vamos encontrar as unidades de CD e DVD usados para a reprodução de vídeo e para que possam ser criados CDs de áudio (musicas) e o DVD, estes dispositivos na atualidade estão cada dia mais desenvolvidos antes o que era apenas unidade de CD hoje se tornou unidade de DVD-RW pois a mesma grava e lê CD e DVD.

Ainda falando sobre hardware não podemos deixar e citar alguns componentes como a Placa Mae, HD (hard Disk) e Placa de Vídeo.

A Placa Mae

É uma peça que pode ser interpretada como a espinha dorsal do computador é através dela que todo o computador fica interligado.

O processador

É instalado em seu socket, o HD (hard disk) e ligados nas portas IDE ou SATA, dentro outros periféricos que se liga junto a ela como os slot de memória a fonte que da energia ai computador etc.

O HD (hard disk)

Que significa Disco Rígido, serve para o armazenamento de dado permanentes do computador como programas, filmes, músicas e documentos, os HDs são semelhantes a um CD de áudio porem de ferro e neles estão armazenado por setores todas as pastas que o usuário ira precisar para um bom funcionamento do computador.

Placa de Vídeo

Outra placa que sem ela o computador não funciona, pois a mesma é responsável pela transmissão de vídeo para o monitor, existem vários tipos de placa mãe, tem aquelas que são onboard e as offboard, as onboard já vem com todas as funções gráficas integradas a ela, porem a mesma prejudica o funcionamento do computador pois o processador terá que fazer os dois trabalhos agora as placas offboard onde os periféricos de vídeos não vem integradas a ela seu funcionamento e melhor e faz com que o computador funcione com uma qualidade maior.

Após termos falados sobre o funcionamento do computador de suas peças, periféricos de entrada e saídas e dos seus dispositivos vamos avançar mais um pouco na matéria e vamos ao Software, sim vamos falar sobre programas básicos como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com