TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um documento HTML

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 O que é um documento HTML (Hypertext Markup Language)

Um documento em HTML é um texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas (Windows) ou Editor de Texto (Mac) e transformado em hipertexto usado para criar sites.

Para escrever documentos HTML não é necessário mais dos que um editor de texto simples e conhecido dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indiciar a função de cada elemento da página web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.

A linguagem HTML foi criada por Tim Barners Lee na década de 1900. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (world Wide Web Consortium).

As versões da evolução da HTML incluem XHTML (uma linguagem com sintaxe mais rigorosa, baseada em XML) e HTML5 (quinta versão da HTML que traz novos recursos, principalmente a manipulação de conteúdo gráfico e multimídia).

3.2 Como são chamados os comandos em HTML?

TAGS é o nome dado aos comandos em HTML. São os tags que dizem ao browser como o texto, a informação e as imagens serão exibidas. Como exemplo, um tag que diz que um texto vai ser exibido em negrito, itálico e com um tipo de fonte qualquer. Não só isso, mas um tag também diz que na verdade um determinado pedaço do texto é um endereço para outra página Web que será acessada ao dar um click no endereço.

A inicialização do Tag é simbolizada pelo sinal de menor “<” e a finalização pelo sinal de maior “>”, ficando representado assim: “<>”, lembrando que no fechamento inclui-se a barra ficando assim: “</>”. Na verdade a barra “/” indica que o tag está sendo finalizando a marcação de um texto. Já que os tags são etiquetas ou marcas padrões para fazer indicações a determinados browser, normalmente são usadas em pares, como nos exemplos:

<nome do TAG> texto </nome do TAG>

abre <HTML>

Fecha </HTML>

Para criar paginas HTML ou usar os browsers, não é necessário estar ligado a web. Ao terminar de escrever sua página no bloco de notas, salve com um nome qualquer usando a extensão HTM ou HTML, para que suas páginas sejam interpretadas.

Outros dois relevantes tags na estrutura do documento HTML são os tags <head> e <body>.

Mas ainda há outros tags que são básicos em todos os documentos HTML que são:

<HTML>: da inicio ao documento HTML;

<head>: cria o cabeçalho com as informações não de cabeçalho não visíveis da página, mas não na sua aba;

<Title>: onde está o título da página;

<body>: se trata do corpo do documento, onde está o conteúdo da página.

Ex: <HTML>

<head>

<title>texto</title>

</head>

<body>

Texto

</body>

</HTML>

3.3 Como melhorar a aparência de um documento HTML

Para melhorar a aparência de um documento HTML usamos alguns comandos básicos que irão trazer ao usuário uma vizualização cada vez mais interessante e organizada.

3.3.1 Cabeçalho

Utilizando os tags básicos já é fato a existência de criação de páginas Web para estar disponibilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com