TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da informação na area da matematica

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

MARIANA DOS SANTOS PIÃO-1ºMatemática-licenciatura.

Aplicação dos Recursos de Informática na Educação.

        Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. E muitas escolas já possuem laboratórios de informática, porém será que todas estão preparadas para usá-las? Quando se utiliza algum software ou se pede alguma pesquisa, tem que entender que copiando não se aprende, tem que se estimular ao conhecimento, orientando de como encontra-lo no material pesquisado, tem que perceber que as ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. O importante não é o computador como figura principal, mas sim o professor e o aluno usando a criatividade e o raciocínio para a produção do conhecimento.

REFERÊNCIA: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm#

Software desenvolvido na UFAL alia tecnologia á educação.

        “Meu Tutor” é um software criado por um grupo de estudantes e professores baseado em pesquisas feitas sobre defasagens no ensino básico, alunos que saíram do Ensino Fundamental em 2011 e ingressaram em 2012 no Ensino Médio com 90% de defasagem do que deveriam ter aprendido. O “Meu Tutor” tem a finalidade de identificar os pontos específicos onde o aluno tem dificuldades de aprender e, executar o direcionamento dos estudos.

REFERÊNCIA:

http://www.ufal.edu.br/v2/noticias/divulgacao-cientifica/software-desenvolvido-no-instituto-de-computacao-alia-tecnologia-a-educacao

Software desenvolvido por funcionários facilita pesquisas de alunos.

        

        Para facilitar no manuseio dos mais de 5.000 livros da biblioteca, Luiz Carneiro, funcionário do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, criou um software que controla os empréstimos de livros e ajuda nas pesquisas dos alunos, digitando um tema, o sistema já informa em quais livros é possível encontrar o assunto, além de mostrar a localização dos livros nas prateleiras da biblioteca. O diretor da escola o incentivou a fazer os sistemas e além desse, ele criou mais dois, um para controle de ponto dos funcionários da escola e outro para pesquisar documentos de ex-alunos, e o melhor de tudo isso é que foi sem custo.

REFERÊNCIA:

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5641

Informática Educativa.

         Fundamentado nos estudos de Piaget, Seymourt Papert foi o pioneiro da Inteligência Artificial, criando um ambiente computacional interativo chamado LOGO.                LOGO é um programa simples para a produção de figuras e textos, ele traz uma inovação para as crianças e jovens, o controle esta na mão do aprendiz e não centrada na mão nas mãos do professor. É um software gratuito, educativo e funciona como mediador pedagógico. Ou seja, toda essa tecnologia não passa de apenas uma ferramenta, o papel de agente transformador da realidade é o homem, o professor que se preparou para dar o suporte eficaz da metodologia para aquele que quer aprende, o aluno.  

REFERÊNCIA:

http://www.infoescola.com/educacao/informatica-educativa/#

 

A Informática na Educação

        As experiências de Papert e de outros mostram o potencial do instrumento computacional para a elaboração de atividades, que permitam ao aluno passar por um processo exploratório de construção do conhecimento. Porém, isto não significa que basta só de um computador para revolucionar a educação. Com a visão de professor e o conhecimento do potencial do software podemos elaborar uma atividade que propicie a aprendizagem através da discussão e simulação. Imaginem o que um bom professor pode fazer com um bom software educacional. Enfim, a globalização tecnológica nos proporciona acesso a vários softwares, podemos personalizar o trabalho didático realizado com eles, adaptando-os aos nossos objetivos e realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com