TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Cotidiano Da Matemática

Dissertações: Uso Cotidiano Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa desenvolver sobre o tema proposto da atividade individual, onde aborda importância da matemática na contabilidade, capacidade civil para se tornar empresário e ainda a importância da contabilidade nas empresas.

Será conceituado o que é empresa, empresário, patrimônio líquido, patrimônio ativo e passivo, tudo o que seja interessante saber para melhor entender a respeito do tema proposto.

Abordará ainda os requisitos necessários para se tornar um empresário e ainda quem são os relativamente e absolutamente capazes civilmente.

A contabilidade abre portas para o investimento das empresas, sendo de sua característica visar os lucros e os prejuízos.

2 DESENVOLVIMENTO

Pode-se dizer que a contabilidade é “a ciência que estuda o desenvolvimento do patrimônio de uma pessoa (física ou jurídica), seus resultados e reflexos, sua evolução, sua gerencia e seu futuro”. (MÜLLER, 2009, p. XV)

A contabilidade é importante, porque o administrador se utiliza de informações partidas do contador, que elabora os documentos que lhe forem solicitados.

Para melhor entendimento, ainda com a ilustração do referido autor, a contabilidade “registra as operações da sociedade em sistemas distintos, mas que se integram entre si”. Assim, poderá se verificar se houve resultados positivos ou negativos ou por assim dizer, lucros ou prejuízos.

O contador se utiliza de algumas ferramentas para elaborar sua missão. E uma delas é a matemática.

A matemática é visivelmente utilizada no cotidiano, seja em uma compra em um supermercado, seja em um posto de gasolina, ou até mesmo em casa.

O texto em análise demonstra a matemática usando a porcentagem, ilustrando o desempenho dos negócios e ainda a falta de preparo para Copa de 2014.

Para melhor entendimento, verifica-se que porcentagem “são razões centesimais às frações que apresentam denominadores iguais a 100” (ARAMAN E SAMPAIO, 2009, p. 06), que por sua vez, são representados pelo símbolo % chamada de porcentagem. Em outras palavras, “porcentagem reside na divisão de algo por cem” (idem, 2009, p. 10)

As autoras ainda revelam, que toda porcentagem se refere a algum número, e só pode ser adicionais, se referirem ao mesmo número.

A matemática é uma das maiores ferramentas a ser utilizada, não só do contador, mas de toda a sociedade, para resolver quase tudo que aparece na vida. Todos já usaram de alguma forma dessa ferramenta, podendo ser em um cálculo de juros, ou em um cálculo de compra e venda.

Essa ferramenta tem um valor estimável para o uso do contador, sendo essencial ao desenvolvimento profissional, que identifica os lucros e os prejuízos causados pela empresa.

Pode-se observar que a contabilidade exerce sua função através de números e, consequentemente, retratada em moeda, onde busca melhor oferecimento do patrimônio pessoal ao investimento de vida.

Como ponte de ligação entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente dentro de uma realidade muitas vezes restrita de recursos e mão de obra.

Como o ambiente externo está totalmente fora do controle do gestor, pois ele não tem como controlá-lo, mas pode estar constantemente se informando como anda o mercado financeiro, seus clientes, fornecedores, a política do governo, seus concorrentes e assim aproveitar as oportunidades de maneira eficiente e viável para a empresa, evitando assim surpresas futuras.

Com o ambiente interno, é mais fácil para o gestor lidar e obter resultados, pois ele pode ser controlado pelo gestor ou os administradores da empresa, pois ele é o resultado da estratégia de atuação definida pela organização ou empresa.

O mercado hoje está carente de mão de obra especializada, pois não se tem mais cursos técnicos que as escolas tinham que correspondia o ensino médio, e muitas vezes também é falta de interesse das pessoas fazerem cursos técnicos, e hoje que mais se vem é a falta desses profissionais, seja na área de alimentação, construção, vestimentas.

Cabendo assim muitas vezes ao gestor estar capacitando seus funcionários para atender a sua demanda.

Para ilustrar melhor sobre a gestão e ambiente externo, indaga-se o que vem a ser empresário.

Empresário é todo aquele que exerce com profissionalismo uma atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens e serviços

A caracterização de empresário está na forma de como ele a exerce e não na atividade que é exercida.

De acordo com a Teoria de Empresa recepcionada pelo Código civil de 2002, em substituição à Teoria de Atos de Comércio, a caracterização do empresário se dá em função da forma pela qual ele se predispõe a exercer sua atividade.

No (entendimento de SILVA (2009, p.1)) as organizações são vistas como “um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos”

Abordando os aspectos jurídicos do empresário, como já dito, empresário é aquele que exerce com profissionalismo uma atividade econômica organizada. Para que isso ocorra, devem estar presentes alguns requisitos: ter capacidade civil e não estar impedido por lei.

O código civil de 2002 descreve quem são os absolutamente incapazes e os relativamente incapazes.

Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:

I - os menores de dezesseis anos;

II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;

III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

III

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com