TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADOR

Projeto de pesquisa: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – ORGANIZAÇÃO COMPUTADORES

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao curso superior das Ciências da Computação da Universidade Anhanguera, como exigência parcial da Disciplina Sistemas Operacionais para a obtenção de nota, sob orientação da Prof. Alex.

Indaiatuba /SP

2014

INTRODUÇÃO

A motivação para criar máquinas de computação foi, essencialmente, melhorar a velicidade de calculos, uma vez que a velocidade de um "computador humano" é limitada. Adicionalmente, buscava-se tambem reduzir fontes de erros, tais como distraçoes, descuidos e cansaço.

Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

Introdução à arquitetura de computadores.

Tem-se observado uma atuação cada vez maior dos computadores nas diversas atividades do nosso dia a dia. As operações bancárias, as telecomunicações e o manuseio de muitos aparelhos eletrodomésticos são exemplos claros das facilidades trazidas pela utilização dos computadores, isto sem falar em aplicações mais clássicas, como os sistemas de reservas de passagens aéreas e a previsão meteorológica.

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outras menos conhecidas. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.

Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

Um computador pessoal é um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de pessoas. A expressão “computador pessoal” é utilizada para denominar computadores de mesa (Desktop), laptops, ou tabletes executando vários Sistemas Operacionais em várias arquiteturas. Os Sistemas Operacionais predominantes são Microsoft Windows, Mac OS X e os sistemas baseados em Linux, e as principais arquiteturas são as baseadas nos processadores x86, x64 e PowerPC.

1.3 Arquiteturas RISC e CISC.

Uma instrução em um programa de alto nível é implementado por diversas instruções de processador a mais baixo nível. Por exemplo, uma instrução de um programa que imprime um conjunto de caracteres na tela é realizado a nível do processador por um conjunto de instruções. De acordo com o número de instruções suportadas, pode-se classificar um processador como RISC (Reduced Instruction Set Computing) ou CISC (Complex Instruction Set Computing). Os microprocessadores são, em sua maioria, chips CISC. Um processador CISC suporta um conjunto maior de instruções, sendo cada instrução mais especializada, graças a isso, ele pode executar, de modo direto, a maioria das operações programadas pelos programas de alto nível. Devido a isto, o número de instruções de processador para implementar uma instrução de mais alto nível são menores. Mas quanto maior a quantidade de instruções que um processador suporta, mais lenta é a execução de cada uma delas. Um processador RISC reconhece um número limitado de instrução, que, em contrapartida, são otimizadas para que sejam executadas com mais rapidez. Portanto, a arquitetura RISC reduz o conjunto de instrução ao mínimo, e as instruções não implementadas diretamente são realizadas por uma combinação de instruções existentes. Mas em compensação, um programa é implementado por um número maior de instruções.

1.4 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook.

Os Ultrabooks não são mais novidade, mas ainda surpreendem, eles revolucionaram a categoria de computadores portáteis. Com design superfino, rápido tempo de resposta, bateria com até oito horas de autonomia e desempenho sem precedentes no mundo dos computadores domésticos, os Ultrabooks foram criados com um único intuito: melhorar a experiência computacional do usuário. Para se ter uma idéia hoje existe mais de 140 designs diferentes de Ultrabook no mercado mundial.

A novidade são os modelos completamente diferentes que acabam de chegar ao mercado brasileiro. Equipados com a terceira geração de processadores Intel Core, com desempenho e gráficos inéditos, além de tecnologias de proteção de identidade do usuário, eles trazem também telas sensíveis ao toque. A combinação do Windows 8, um sistema operacional mais amigável para o uso do dedo na tela, e os Ultrabooks, vai trazer uma mudança dramática na forma como o consumidor vai interagir com a máquina. A grande aposta nas telas sensíveis ao toque está alinhada com o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Essa combinação promete trazer uma nova evolução na experiência computacional, seguindo o principal objetivo da categoria. A expectativa é de que 30 modelos, de 13 fabricantes diferentes, estejam disponíveis no mercado nacional. Mas a evolução dos Ultrabooks não para por aí. Novos formatos, com novas tecnologias vão marcar ainda um terceiro momento da categoria. Novidades como reconhecimento facial, comandos por voz e até uma loja de aplicativos similares às dos smartphones vão deixar essas máquinas ainda mais surpreendentes. Podemos citar alguns modelos como, por exemplo: ASUS ZENBOOK™ TOUCH UX31A com Memoria de 4GB, Processador Intel® Core™ i7 de 3ª geração, Armazenamento de 512 GB, Sistema operacional Windows 8, com tela multi toque Full HD que usa tecnologia IPS que proporciona uma imagem brilhante com resolução de cores excelentes. Placa aceleradora Intel HD Graphics 4000.

SAMSUNG SÉRIE 5 ULTRA com Memória de 4GB, Processador Intel® Core™ i5 2467M, Disco rígido de 500 GB, Sistema Operacional Windows 7 HOME, placa Gráfica com processador Intel GMA HD com memória integrada, tela antirreflexiva, tela SuperBright de 13.3.

ULTRABOOK™ HP ENVY 4 com Memória de 4GB de RAM, Processador Intel® Core™ i5-3317U, Armazenamento de 500GB, Sistema operacional Windows 7 HOME, placa de vídeo Integrada, Intel® HD Graphics 4000 com até 1.696 MB de memória gráfica total. Monitor HD BrightView de 14" na diagonal com iluminação auxiliar por LED.

ASUS ZENBOOK UX302LG com Memória de 8GB, Processador Intel Core I5 4200U, Armazenamento de 500GB, Sistema Bluetooth V 4.0 integrado, 3 portas USB 3.0, Sistema Operacional Windows 8, com uma boa placa gráfica Intel HD Graphics 4400, NVIDIA Ge Force GT 730M 2 GB

1.5 Opções disponíveis no mercado de Tablets.

A Microsoft acaba de lançar um novo tablet com tela sensível ao toque de 10,6 polegadas (26,9 cm na diagonal) que irá concorrer diretamente com o iPad, da Apple, cuja tela é de 9,7 polegadas (24,8 cm). Chamado Surface, o aparelho apresentado pela companhia em evento em Los Angeles (EUA) roda o sistema operacional Windows 8.O Surface será vendido em dois modelos: o primeiro roda o processador da ARM e vem com uma versão do sistema operacional chamada Windows RT. O outro modelo é equipado com a terceira geração de chips Core da Intel e roda a versão Windows Pro 8.

O primeiro modelo do tablet, com Windows RT, pesa 676 g, tem espessura de 9,3 mm, conta com memória de 32 GB e 64 GB e inclui aplicativos do pacote Office. O aparelho conta com porta USB 2.0, saídas MicroSD e Micro HD Vídeo. A outra versão pesa 903 g, tem 13,5 mm de espessura e capacidades de armazenamento de 64 GB e 128 GB. Esse modelo não vem com os aplicativos do Office, mas inclui uma caneta Stylus como opção ao controle multitoque. O dispositivo possui saídas microSDXC, Mini DisplayPort Video e porta USB 3.0. “O Surface é um tablet que trabalha e joga do jeito que você quiser. Um tablet que é um grande PC. Um PC que é um grande tablet”, disse Steven Sinofsky, responsável pela divisão de Windows da Microsoft. Podemos citar mais alguns modelos de tablets como:

MOTOROLA XOOM com memória de 3 Gb de RAM, armazenamento de 32 Gb onboard, processador NVIDIA Tegra 2 dual - core 1 GHz e um sistema operacional Android 3.0, tela multi toque, teclado virtual, zoom e Display HD 720p XGA de 10.1.

APPLE IPAD 2 , Processador de 1GHz, Memória de 512MB, com uma Armazenamento de 64 GB e um Sistema Operacional iphone OS, Wi-Fi, Bluetooth 2.0, 3G, multi toque.

ASUS EEE PAD TRANSFORMER com Processador NVIDIA® Tegra™ 2 dual – core, Memoria de 1GB, armazenamento de 32Gb, Android 3.0, Design fino de 12,98 milímetros de espessura e peso de 680g, microfone interno, alto-falante, mini porta HDMI, mini leitor de cartões SD, duas portas USB 2.0.

ASUS MEMO Pad HD 7 com Processador Quad - core 1.2 GHz, Memória de 1GB, armazenamento de 16GB, integrado de um Sistema operacional Android 4.2, com tela de 7¨ LED multi toque.

...

Baixar como  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »